NEP

Para conduzir a guerra civil detonada com o processo revolucionário, Lênin e seus companheiros instituíram o chamado “comunismo de guerra”. Nessa situação, os bolcheviques russos promoveram o rígido controle da produção econômica e eliminaram as liberdades do sistema capitalista. Dessa forma, os revolucionários regravam os recursos necessários para que o Exército Vermelho combatesse as forças militares internas e externas que censuravam a experiência socialista.

No ano de 1921, os bolcheviques alcançaram a vitória e assim abriram campo para que os trabalhadores conduzissem a nação. Entretanto, o sabor da conquista não apagava a delicada crise de abastecimento e a estagnação econômica que tomava o país. Dessa maneira, os líderes russos tiveram que se desdobrar em um plano que conseguisse reverter a situação. Em outros termos, o grande desafio era conciliar a adoção do socialismo junto aos problemas imediatos da população.

Em março de 1921, o governo de Vladmir Lênin anunciou a Nova Política Econômica, também conhecida pela sigla NEP. Em suma, esse novo plano recuava com as ações centralizadoras do comunismo de guerra e permitia que algumas práticas do sistema capitalista ainda fossem empregadas. Dessa forma, pretendia-se dar “um passo para trás, para depois dar dois à frente”. Ou seja, reaquecer a economia através do capitalismo e, logo em seguida, ampliar o conjunto de ações socialistas.

No âmbito comercial, a NEP autorizou a presença de um setor privado que atuaria no comércio varejista, a formação de cooperativas que poderiam atuar em toda a economia e preservava boa parte do setor atacadista sob a administração do Estado. No campo, o processo de coletivização das propriedades era mantido. Além disso, as famílias camponesas que tivessem acumulado recursos financeiros estavam autorizadas a alugar outras terras para a produção.

Nos centros urbanos, o governo russo determinou que nenhuma fábrica poderia ser nacionalizada sem a autorização oficial. O trabalho compulsivo em ambiente fabril foi terminantemente abolido, assim como a paridade salarial entre os trabalhadores. A partir da NEP, os trabalhadores poderiam receber salários que variavam de acordo com o potencial produtivo de cada operário. Paralelamente, vários serviços que antes estavam dispostos gratuitamente voltaram a ser cobrados.

Em pouco tempo, os efeitos da NEP indicavam que a situação econômica da Rússia melhorava e que a condição de vida da população seguia a mesma tendência. A permissão de ações capitalistas chegou a reconstruir o diálogo econômico junto a outras nações. Mesmo com bons resultados, a NEP foi descartada após a morte de Vladmir Lênin, em 1924. A partir de 1928, sob a administração do Josef Stalin, a União Soviética passou a orientar sua economia a partir dos planos quinquenais.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Por Rainer Sousa
Mestre em História

Lênin entendia que a conciliação de práticas capitalistas e socialistas recuperaria a Rússia.
Lênin entendia que a conciliação de práticas capitalistas e socialistas recuperaria a Rússia.
Publicado por: Rainer Gonçalves Sousa

Assuntos Relacionados