Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. História Geral
  3. Idade Antiga
  4. Segundo Império Babilônico

Segundo Império Babilônico

A formação do Segundo Império Babilônico ocorreu no ano de 612 a.C.. Após os caldeus terem derrotados os assírios, a Babilônia passou a ser dominada pelos caldeus. Com a morte do rei assírio Assurbanipal (690-627 a.C.), o governante da Babilônia, Nabopolossar (625-605 a.C.), reafirmou alianças com os povos medos e persas e concretizou a derrota assíria.

Embora o Segundo Império Babilônico tenha perdurado por menos de um século, o filho de Nabopolossar, Nabucodonosor (605-563 a.C.), transformou a Babilônia num centro cultural e arquitetônico e dominou a cidade de Jerusalém, aprisionando o rei e nobres na cidade da Babilônia, fato que ficou conhecido na história por “Cativeiro da Babilônia” (comentado no antigo testamento da Bíblia), no qual os judeus foram dominados pelos babilônicos.

As primeiras cidades que os caldeus tomaram após a derrota dos assírios foram Assur e Nínive (cidade que tinha a maior biblioteca da Antiguidade). As conquistas realizadas pela expansão territorial babilônica fizeram com que Nabucodonosor adquirisse imensas riquezas, o que o possibilitou a realização de grandiosas obras arquitetônicas como a ‘Torre de Babel’, ou zigurate, e os ‘Jardins Suspensos da Babilônia’.

Nabucodonosor era muito preocupado em criar uma cidade esplendorosa e em ostentar o seu poder, característica que o levou a construir a chamada ‘Torre de Babel’ (nome bíblico), ou zigurate (torre de várias elevações que possuía no topo um observatório astronômico).  

Os ‘Jardins Suspensos’ da Babilônia foram outro grande feito arquitetônico realizado por Nabucodonosor. A obra era composta por seis terraços em forma de andares, sustentados por grandiosas colunas. Cada andar continha um jardim com várias espécies de plantas, sendo importante ressaltar que não existe nenhum vestígio arqueológico da construção, somente relatos escritos.

Os ‘Jardins Suspensos’ são considerados uma das sete maravilhas do mundo antigo. As outras seis maravilhas são: as Pirâmides do Egito, o Colosso de Rodes (estátua na cidade grega de Rodes), o Farol de Alexandria (Egito), o Templo de Zeus em Olímpia (Grécia), o Mausoléu de Halicarnasso (Cária, cidade grega) e o Templo de Ártemis em Éfeso, cidade grega. 

Após a morte de Nabucodonosor, o Segundo Império Babilônico entrou em decadência por falta de administração, levando a conflitos internos. No ano de 539 a.C., os babilônios acabaram conquistados e submetidos, pelo rei Ciro II, ao Império Persa.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Nabucodonosor, principal rei do Segundo Império Babilônico, construiu a Torre de Babel e os Jardins Suspensos da Babilônia.
Nabucodonosor, principal rei do Segundo Império Babilônico, construiu a Torre de Babel e os Jardins Suspensos da Babilônia.
Publicado por: Leandro Carvalho

Assuntos Relacionados