Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. História Geral
  3. Idade Contemporânea
  4. Tratados da Segunda Guerra Mundial

Tratados da Segunda Guerra Mundial

O aperto de mãos entre os Aliados e o Tribunal de Nuremberg: os dois lados do mundo após a Segunda Guerra.
O aperto de mãos entre os Aliados e o Tribunal de Nuremberg: os dois lados do mundo após a Segunda Guerra.

Em 1945, o fim da Segunda Guerra Mundial deu inicio às negociações e planos que deveriam tratar da reorganização territorial, diplomática e econômica dos países envolvidos. De fato, essa parecia ser uma tarefa nada fácil tendo em vista que os prejuízos causados tinham proporções arrasadoras. Os custos gerados pelos seis anos de guerra foram cinco vezes maior que da Primeira Guerra Mundial. Além disso, cerca de 45 milhões de pessoas perderam suas vidas nesse trágico episódio.

A busca por soluções foi estabelecida por meio de alguns encontros internacionais onde os países Aliados buscaram meios de reequilibrar as questões políticas, econômicas e diplomáticas. Uma das perspectivas marcantes incorporadas na ação diplomática dos Aliados foi elaborada em 1941, quando na Carta do Atlântico abriam mão de qualquer tipo de ampliação territorial ou intervenção política direta contra os países envolvidos, preservando a soberania de todas as nações.

Dois anos antes do término da guerra – EUA, União Soviética e Inglaterra decidiram alguns planos na chamada Conferência de Teerã. No encontro, definiram os espaços de atuação militar de cada país nos próximos conflitos, projetaram a anexação dos Países Bálticos à União Soviética, a divisão da Alemanha e os limites territoriais poloneses após a guerra. Deveras, importantes decisões seriam ali tomadas para que a queda dos países do Eixo fosse possível.

No começo de 1945, as significativas vitórias dos Aliados engendraram novos acordos onde a redefinição política dos países conquistados seria marcada pela influência norte-americana ou soviética. Essa questão proporcionou a realização da Conferência de Yalta, mesmo evento onde seriam criadas as bases para o surgimento da Organização das Nações Unidas (ONU), uma nova instituição internacional que teria o poder de arbitrar sobre futuros conflitos internacionais.

Entre julho e agosto de 1945, com encerramento da Segunda Guerra Mundial, os Aliados se encontraram no Castelo de Potsdam, região vizinha à Berlim. Nesse encontro, ficou decidida a fragmentação administrativa da Alemanha em quatro áreas comandadas pela França, Inglaterra, Estados Unidos e União Soviética. Além disso, os alemães tiveram que devolver o porto de Dantzig à Polônia e pagar uma indenização de 20 bilhões de dólares.

Paralelamente, um tribunal internacional foi criado com o objetivo de punir pessoalmente os principais responsáveis pelos terrores do regime nazista. O tribunal de Nuremberg realizou o julgamento e a condenação dos crimes realizados pelos remanescentes do governo hitlerista. No plano político e ideológico, o tribunal serviu para que o totalitarismo nazi-fascista fosse claramente recriminado e “esquecido” após a condenação de seus maiores representantes.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Por Rainer Sousa
Mestre em História

Assuntos Relacionados