Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Informática
  3. Domótica

Domótica

Domótica
Residência com tecnologias automatizadas

É a tecnologia responsável pela gestão de todos os recursos habitacionais. Esse termo nasceu da fusão da palavra “Domus”, que significa casa, com a palavra “Robótica”, que está ligada ao ato de automatizar (realizar ações maquinalmente). Tem por objetivo satisfazer as necessidades de comunicação, segurança e comodidade diária das pessoas.

Esse conceito vem da necessidade do homem de querer realizar o mínimo de esforço durante atividades corriqueiras. Quando se fala em modernidade fazemos associação com conforto, pois tudo que está ligado à tecnologia basicamente está relacionado à melhoria da vida humana.

A domótica segue essa linha de raciocínio e, vem dando grandes passos para melhorar a vida do ser humano, esse que a princípio habitava uma caverna sem qualquer conforto hoje habita um centro de tecnologia que realiza diversas atividades para ele, sem que o mesmo se esforce. Sem falar que o mercado para esse tipo de tecnologia vem aumentando consideravelmente, apesar de ser inacessível à grande parte da sociedade mundial, em especial àquelas pertencentes à classe baixa. Em compensação, a classe alta demonstra bastante interesse pela domótica, em virtude da comodidade, conforto e o principalmente da segurança. Pois o quadro de violência está crescendo a ponto de sufocar a sociedade, dessa forma quando surge algo relacionado à segurança, muitas pessoas resolvem investir, não importando com o preço, na tentativa de escapar da violência.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Há diversos dispositivos desenvolvidos para automatizar as tarefas rotineiras em uma casa, interligados entre si gerando um sistema amplo de execução de serviços. Na domótica atual é possível ter controle sob diversas tarefas realizadas pelo homem em sua residência como, por exemplo, na iluminação, climatização e segurança. Existem sensores que ao detectarem a presença humana iluminam o ambiente, interagem o clima com a temperatura do corpo da pessoa presente na casa em determinado momento, além de controlar quem entra e quem sai através de câmeras e detectores de intrusos, entre outros.

Assuntos Relacionados