Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Informática
  3. Inteligência Artificial

Inteligência Artificial

Inteligência Artificial
No futuro, as máquinas poderão apresentar inteligência semelhante à humana.

As pesquisas a respeito da inteligência artificial tiveram início na década de 1940, após o surgimento do primeiro computador digital. Segundo o cientista da computação Marvim Minsky, a inteligência artificial é a ciência que faz máquinas realizarem tarefas que, quando realizadas por seres humanos, precisavam do uso da inteligência. O homem desde os primórdios de sua existência manifestou grande interesse e fascinação pela possibilidade de construir máquinas tão inteligentes quanto o ser humano.

A idéia central da A.I (Inteligência Artificial) é de criar máquinas capazes de reproduzir faculdades humanas como, por exemplo, uso da linguagem e criatividade. Depois que os filmes de Hollywood retrataram a Inteligência Artificial as pessoas comuns passaram a ter maior consciência de como seria o mundo habitado por homens e máquinas inteligentes, questionando a forma de encarar essa situação.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A vontade da máquina em se tornar humana, de poder manifestar sentimentos até então humanos, foi retratada nos filmes “A.I. (Inteligência Artificial) e “O Homem Bicentenário”, boa parte do público se comoveu. No entanto, será que sentiriam isso se passassem a conviver com máquinas capazes de raciocinar sozinhas? Será que o que hoje parece ser um sonho lindo, se torne um pesadelo quando concretizado?

Os questionamentos, por hora, ficam sem resposta, mas provavelmente poderão ser respondidos em um futuro próximo.

Assuntos Relacionados