Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Informática
  3. Linux

Linux

Linux
Logotipo do Linux
Linux é um sistema operacional conhecido por ser o exemplo máximo de software livre; o nome também pode se referir simplesmente ao kernel (núcleo) do sistema.

Tudo se iniciou quando o finlandês Linus Torvalds decidiu fazer um projeto particular baseado no pequeno sistema Unix, desenvolvido por Andrew S. Tanenbaum. A intenção de Torvalds era desenvolver um sistema onde o usuário pudesse modificá-lo de acordo com as suas necessidades e disponibilizar seu código fonte para ampla distribuição. No dia 5 de outubro de 1991, foi anunciada a primeira versão oficial do kernel Linux, 0.02. A partir daí, programadores do mundo inteiro e empresas, como IBM e HP, passaram a cooperar no projeto, criando uma comunidade mundial de desenvolvedores, responsável por fazer do Linux um sistema estável e com uma interface cada vez mais amigável.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Quando o Linux começou a ser disponibilizado, o usuário tinha acesso apenas ao seu kernel e alguns utilitários básicos, tendo que encontrar os outros programas, compilá-los e configurá-los. Por esse motivo, o Linux ficou conhecido como um sistema operacional para técnicos. Hoje em dia as coisas são bem diferentes. Diversas empresas, grupos e organizações, como Red Hat, Mandriva, Ubuntu, etc., desenvolvem o sistema completo, isto é, um grupo de softwares que possuem o Linux como seu núcleo.

A partir de 1995, o sistema operacional começou a ganhar popularidade entre usuários domésticos, se apresentando como uma alternativa livre em relação a outros sistemas, como Windows e Mac OS. A principal forma de distribuição do Linux é o download; certas empresas também distribuem o cd de instalação de forma gratuita.

Assuntos Relacionados