Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Informática
  3. Microsoft

Microsoft

Microsoft
Logotipo da Microsoft
A Microsoft, palavra proveniente da junção de “microscopic” e “software” é atualmente a maior e mais conhecida empresa desenvolvedora de softwares e recursos tecnológicos do mundo. Criada em 1975 por Bill Gates e Paul Allen, a empresa foi criada inicialmente para comercializar interpretadores da linguagem BASIC.

O desenvolvimento da Microsoft se deu de forma polêmica para muitas pessoas. Embora tenha desenvolvido projetos e sistemas operacionais extremamente eficientes e inovadores, a empresa foi por muitas vezes acusada de realizar práticas ilegais com o objetivo de criar e manter um monopólio no ramo dos softwares, utilizando assim de práticas anticompetitivas para alcançar o sucesso.

A empresa é fabricante do sistema operacional mais utilizado no mundo inteiro: o Windows. Além do Windows, a Microsoft é desenvolvedora dos pacotes de aplicativos Office, do navegador Internet Explorer, do sistema de comunicação instantânea Windows Live Messenger, entre outros. A empresa também atua na área de games (Xbox), hardware (teclados, mouses, etc.) e de players portáteis (Zune).

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Em janeiro de 2007 a Microsoft lançou seu mais novo sistema operacional e importante produto: o Windows Vista. Embora a empresa relate que o sistema é o mais seguro e estável já desenvolvido, possui muitas incompatibilidades, fazendo com que muitos olhem o sistema com ressalvas.

Atualmente um dos maiores desafios da Microsoft é a perda de seu espaço para os softwares livres, como o sistema operacional Linux, o pacote de aplicativos OpenOffice e o navegador Firefox. Devido a essa disputa, a empresa Google, uma das maiores apoiadoras do conceito de software livre, se transformou na maior ameaça aos interesses da Microsoft.

Assuntos Relacionados