Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Informática
  3. Second Life

Second Life

Screenshot do ambiente virtual Second Life.
Screenshot do ambiente virtual Second Life.

Second Life (em inglês, segunda vida) é um jogo, também considerado simulador, rede social e comércio virtual. O que chama a atenção no jogo é a sua originalidade: nada de matar vilões, salvar princesas, o mundo, ser o mais veloz ou algo semelhante; no Second Life, você não possui nenhum objetivo.

A idéia do jogo, criado em 2003 pela empresa estadunidense Liden Lab, é que os jogadores tenham uma vida paralela à vida real, ou seja, uma vida secundária e virtual. Dentro de um ambiente tridimensional, o avatar (personagem criado pelo jogador) pode trabalhar, estudar, fazer compras, construir sua casa, montar seu negócio, casar, participar de festas, etc.

O Second Life tem chamado a atenção de empresas e especialistas devido a alguns fatores. Primeiro, pelo significativo crescimento do número de usuários cadastrados e ativos no jogo. Segundo, pela possibilidade de transformar o dinheiro virtual (chamado de Linden Dollar) por dinheiro real. Existem pessoas que já ficaram ricas através de bons negócios dentro do jogo. Um exemplo disso foi a chinesa Anshe Chung, que através da venda de vários terrenos virtuais, conseguiu ficar milionária na vida real.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O jogo pode ser jogado de forma gratuita, no entanto, com algumas limitações. Para ter o poder de vender e comprar terrenos e casas no simulador, o usuário tem que pagar uma taxa mensal, optando pelo serviço premium. Entretanto, quem se interessar pelo Second Life deve estar ciente de que o jogo exige uma máquina relativamente potente: Processador 1.6GHz Pentium 4, Athlon 2000+ ou superior; Memória de 512MB ou superior; entre outras configurações.

Assuntos Relacionados