Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Inglês
  3. Days of the Week

Days of the Week

Nós temos sete dias na semana: domingo, segunda-feira, terça-feira, quarta-feira, quinta-feira, sexta-feira e sábado. Esses nomes, em português, foram designados no século VI em latim, uma vez que representavam os dias da semana santa como dias de feriados ou dias de férias. Depois do domingo, “dies dominicus”, ou “dia do Senhor”, vem o “feria secunda”, que significa segundo dia de feriado ou segundo dia de férias; em seguida, “feria tertia”, e assim por diante.

Com o passar do tempo, a grafia das palavras mudou, e um exemplo dessa mudança foi a passagem do “i” para antes do “r”. E a “feria” que significava “repouso”, “férias”, passou a significar também “feira”, pois os dias de comemorações religiosas eram utilizados também para o comércio naqueles locais. Logo, em um dia de “descanso”, “férias”, também era oportuno ir à feira.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Denomina-se “semana”, que veio da palavra “setmanas”, por esta ser composta de sete dias. Os dias da semana, que são as feiras, são considerados dias úteis, e o sábado e o domingo, são como se fossem feriados.
Em inglês, os dias da semana são:


Letícia Martins Côrtes
Colaboradora Mundo Educação
Licenciada em Letras - Inglês pela Universidade Federal de Goiás - UFG
Curso de Aperfeiçoamento em Inglês pelo Centro de Línguas da Universidade Federal de Goiás - UFG
Mestranda em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Goiás - UFG

Assista às nossas videoaulas

Assuntos Relacionados