Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Inglês
  3. Dicas de leitura para estudo em inglês

Dicas de leitura para estudo em inglês

Com algumas dicas de leitura em inglês, é possível adquirir maior precisão e rapidez na hora dos estudos.

Cada nível de aprendizado possui uma literatura específica para auxiliar os estudos
Cada nível de aprendizado possui uma literatura específica para auxiliar os estudos

Em todo estudo, é muito importante que tenhamos embasamento teórico para o conhecimento que desejamos adquirir. Existem muitos livros didáticos que ajudam a prática e a aquisição de um idioma. Assim, fizemos uma espécie de lista para ajudá-lo(a) a encontrar o material didático que mais combina com a sua necessidade. Dividimos por nível de aprendizado para facilitar sua busca. Confira e bons estudos!

1 – Nível básico: Iniciantes!

a) Leitura para conhecimento e aperfeiçoamento da língua inglesa:

  • Livro: Como falar tudo em inglês

  • Sobre o livro: Esse é um livro que mostra, literalmente, como falar sobre vários temas em inglês. Ele traz falas que ajudam o leitor a se portar corretamente diante de conversas em inúmeras situações. Como em inglês existem muitas palavras com vários significados e outras que nos confundem quanto ao seu uso, esse livro auxilia muito no quesito da escolha das palavras certas para o assunto abordado. Ele é ótimo para quem está começando os estudos desse idioma.

  • Livro: Inglês na ponta da língua

  • Sobre o livro: Esse livro funciona como um guia de estudos. Seu objetivo principal é mostrar como adquirir um vocabulário de maneira organizada e espontânea, bem como a usar a gramática de maneira mais natural. É indicado para quem está começando o estudo desse idioma e deseja aprender o inglês de forma divertida e descontraída.

  • Livro: Read in English

  • Sobre o livro: Esse livro possui várias citações e histórias com comentários divertidos que auxiliam o leitor a desenvolver seu vocabulário. Basicamente, funciona como um medidor de conhecimento e aprendizado diário da língua para que o aluno siga um estudo contínuo e vá subindo o nível de entendimento e compreensão do idioma.

b) Um dicionário para auxiliar nas leituras e nos estudos:

  • Dicionário: Longman - Dicionário Escolar para Estudantes Brasileiros.

  • Sobre o dicionário: Esse dicionário é ótimo para quem está começando seus estudos agora, pois é todo colorido, está adequado à Nova Reforma Ortográfica da Língua Portuguesa e possui mais de 600 novas palavras. Além disso, é muito fácil de manusear e apresenta várias explicações e recomendações sobre seu uso. Possui ainda um caderno de exercícios e um CD com mais de 600 jogos de vocabulário.

2 – Nível intermediário:

a) Leitura para conhecimento mais amplo da língua inglesa:

  • Livro: Como não aprender inglês

  • Sobre o livro: Esse livro é voltado aos estudantes brasileiros da língua inglesa que cometem alguns erros comuns e possuem dificuldades provocadas pela disparidade do idioma de origem com o inglês. É um livro bem didático, com exemplos práticos, e que realmente envolve o leitor.

b) Leitura que auxilia na pronúncia da língua inglesa:

  • Livro: Como entender o Inglês falado

  • Sobre o livro: O principal objetivo do livro é fazer com que o aluno consiga entender o inglês em tempo real, como nas músicas, conversas, filmes, apresentações, telefonemas, entre outros. O livro expõe bem as palavras mais usadas no dia a dia de uma pessoa nativa da língua inglesa e possui vários exemplos de expressões e palavras comumente usadas em conversas cotidianas. Vem com CD com conversas típicas de falantes nativos de inglês.

    Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

c) Leitura para aprender a gramática da língua inglesa:

  • Livro: English Grammar in Use

  • Sobre o livro: Esse é o livro de gramática da língua inglesa ideal para quem já conhece um pouco da realidade desse idioma. Serve também como um guia de estudos para não ficar sem saber o que aprender primeiro ou qual é o melhor caminho a seguir.

d) Um Dicionário para auxiliar nas leituras e nos estudos:

  • Dicionário: Oxford Advanced Learner's Dictionary

  • Sobre o dicionário: Esse dicionário é bem completo e ajuda muito no desenvolvimento das habilidades linguísticas em inglês. Com o uso desse dicionário, você melhorará sua escrita e sua fala, aumentará sua capacidade de entendimento do idioma e evitará erros corriqueiros. Esse dicionário é tão completo que possui mais de 90.000 palavras, que são também mostradas em frases para exemplificar seu uso correto.

3 – Nível avançado:

a) Leitura para conhecimento mais amplo da língua inglesa:

  • Livro: Cutting Edge Advanced

  • Sobre o livro: Esse já é um livro voltado para um público que já começa a dominar o idioma e, por isso, possui certa familiaridade com palavras e expressões. Está repleto de assuntos variados e atuais, que estão misturados com gramática, vocabulário, modo de escrita, entre outros tópicos. Vem acompanhado com o livro “Phrase Builder”, que traz várias expressões idiomáticas. Vale a pena conferir!

b) Leitura que auxilia na pronúncia da língua inglesa:

  • Livro: Como Dizer Tudo em Inglês - Avançado

  • Sobre o livro: Esse livro está dentro da proposta do outro de mesmo nome citado acima, mas, nele, especificamente, encontramos diálogos e histórias mais complexas para um nível de inglês mais avançado, como o nome mesmo já diz.

c) Leitura para aprender a gramática da língua inglesa:

  • Livro: Advanced Grammar in use

  • Sobre o livro: Essa versão do livro está atualizada e vem com CD e com as respostas dos exercícios. É uma versão ótima para quem não tem tempo de fazer cursos e estuda por conta própria. O livro possui 100 unidades que abordam tópicos gramaticais com ilustrações reais e coloridas. É uma ajuda indispensável para quem pretende fazer algumas das provas aplicadas pela Cambridge.

d) Um dicionário para auxiliar nas leituras e nos estudos:

  • Dicionário: Cambridge Phrasal Verbs Dictionary

  • Sobre o dicionário: Esse dicionário é extremamente completo em relação aos “Phrasal verbs”. Ele mostra a formação dos “Phrasal verbs”, bem como as diferenças entre eles no inglês britânico e americano. Possui ainda 25 páginas com dicas de uso e ainda vários exercícios. Além de tudo isso, ainda apresenta um guia de partículas, explicando os significados dos principais advérbios e preposições.

Assista às nossas videoaulas

Assuntos Relacionados