Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Inglês
  3. Temas mais comuns em inglês no Enem

Temas mais comuns em inglês no Enem

Há alguns temas de inglês que são mais comuns no Enem do que outros. É o caso da voz passiva e dos tempos verbais, que caem em quase todas as provas.

Temas mais comuns em inglês no Enem
“Passive Voice” está entre os temas mais comuns em inglês nas últimas provas do Enem

Com o Enem cada vez mais próximo, os esforços vão se redobrando, mas o cansaço também vai aumentando gradativamente. Na reta final para o Exame Nacional do Ensino Médio, muitos já estão sobrecarregados de tanto estudo para tantas disciplinas.

Pensando nisso, resolvemos dar uma ajuda pontuando os temais mais comuns em inglês no Enem. Essa pode ser uma estratégia para quem já estudou de tudo um pouco e agora quer focar nas áreas mais importantes.

Confira algumas das matérias que caíram em quase todas as provas anteriores do Enem. O intuito dessa classificação de conteúdo é diminuir sua abrangência de estudo e aumentar seu foco nos temas principais.

  • Verb Tenses

O aluno deve ficar bastante atento aos tempos verbais em inglês, pois eles estão presentes em todos os contextos e podem ser cobrados onde menos se espera. O tempo verbal mais cobrado em inglês é o Present Perfect. Estudem bastante esse tempo verbal e tirem todas as suas dúvidas antes da prova.

É bom atentar também para o tempo passado, verbos irregulares e a colocação dos auxiliares e pronomes conjugados nesse tempo. Sempre que a pergunta estiver ligada ao verbo, verifique a concordância para não cometer erros simples que podem devastar sua nota.

Pode ter certeza de que vai cair alguma questão que envolva seu conhecimento com os tempos verbais. Não se esqueça de que as questões do Enem são contextualizadas, por isso, não espere que a questão peça para você apontar o tempo verbal de uma frase. Eles darão o texto e a tradução de alguma frase dele, e, a partir disso, você deverá apontar a tradução que melhor se encaixa com o tempo verbal mostrado no texto.

  • Passive Voice

Esse é realmente um tema muito comum nas provas do Enem. Todavia, essa é outra matéria que não fica diretamente exposta na questão. O que pode acontecer, por exemplo, é de o texto ser todo redigido na Voz Passiva, e o enunciado pedir para que você dê a tradução que seja mais coerente com algum trecho. Se você não dominar esse tema, pode se sair muito mal na prova.

Pode acontecer também de a questão pedir para que você coloque um adjetivo ou até mesmo um advérbio na forma correta, logo, é necessário ter conhecimento sobre a estruturação da voz passiva em inglês. Devemos ressaltar também que a Voz Passiva é utilizada principalmente em falas mais formais e que muitos dos textos usados nas provas são de cunho formal.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
  • Linking words

As Linking Words, que são os conectivos em inglês, são usadas para que o texto fique mais claro, coeso e flua com maior facilidade. O domínio desse conteúdo é de suma importância para qualquer questão de interpretação que possa cair na prova. Se você não conhecer os conectivos ou não tiver familiaridade com eles, não sentirá necessidade de usá-los, caso a questão solicite. Por isso, é muito importante que eles sejam estudados e aprendidos, pois, em uma questão de interpretação, por exemplo, se o enunciado pedir que enumere o esboço do texto, você não conseguirá definir a sequência correta sem o conhecimento das linking words.

  • Leitura e interpretação de textos

Esse último é o mais importante dos tópicos de estudo citados. Se o aluno não conseguir trabalhar a interpretação de texto na prova de inglês, todo o estudo e dedicação terão sido em vão. Todas as questões de inglês do Enem são interpretativas, questões que você precisa ler e encontrar o que se pede, entender o enunciado, a “moral da história”, captar o sentido do que está sendo transmitido. Tudo isso só é possível com uma interpretação correta do texto.

Certifique-se de identificar corretamente a parte do texto que traz a resposta para que não haja confusão no momento de escolher a alternativa correta. Pode acontecer de haver muitas informações desnecessárias, colocadas apenas para confundir o aluno, por isso foque na questão.

Preste também bastante atenção nos conectivos, advérbios, adjetivos e conjunções, pois, cada um deles tem um motivo específico para estar no texto. Não os menospreze, pois eles podem levá-lo(a) a cometer muitos erros por fazer você pensar que a frase está melhor, mais bem formada, quando, na verdade, está cheia de palavras que acabam dando sentido vago ao que está sendo dito, levando-o, assim, a marcar a alternativa incorreta.

Algo bom para se fazer é rever as provas anteriores do Enem, pois elas seguem um padrão. Se você tem conhecimento desse padrão, tem conhecimento de como a prova será avaliada. Cada um tem o seu estilo de estudo, mas o tipo de prova e como ela será aplicada fogem do nosso controle. Por essa razão, você deve buscar meios de adaptação a esse método e à maneira como os conteúdos são expostos.

Bons estudos e boa prova!

Assista às nossas videoaulas

Assuntos Relacionados