Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Literatura
  3. A arte da palavra: a Literatura
  4. 450 anos de William Shakespeare

450 anos de William Shakespeare

William Shakespeare é considerado o maior escritor da língua inglesa. Poeta e dramaturgo, sua obra alcançou grande prestígio quando redescoberta no século XIX.

Ato 3, cena 1

Elsinor, na sala do castelo

HAMLET - "Ser ou não ser, eis a questão.

Será mais nobre sofrer na alma

Pedradas e flechadas do destino feroz

Ou pegar em armas contra o mar de angústias

E, combatendo-o, dar-lhe fim?

(Tradução de Millôr Fernandes)

O trecho que você acabou de ler foi retirado da famosa obra de William Shakespeare, Hamlet. “Ser ou não ser, eis a questão”, célebre frase da literatura mundial que é repetida à exaustão por ser a mais existencialista das indagações. A peça cujo enredo situa-se na Dinamarca conta a história do príncipe Hamlet e sua obstinação por vingar a morte do pai, o rei Cláudio, morto pelo próprio irmão, que, depois de sua morte, ocupa o trono do reino e casa-se com a rainha Gertrude. A peça, uma das mais encenadas em todo o mundo, reflete sobre o drama da consciência e o eterno dilema do homem no mundo.

“Ser ou não ser, eis a questão” reflete o drama do homem, vulnerável às vicissitudes do destino
“Ser ou não ser, eis a questão” reflete o drama do homem, vulnerável às vicissitudes do destino

William Shakespeare nasceu em Stratford-Upon-Avon, na Inglaterra, em 23 de abril de 1564 (ano e mês tradicionalmente atribuídos ao seu nascimento). Portanto, no ano de 2014, o mundo celebra os 450 anos do mais famoso dramaturgo e poeta inglês de todos os tempos. Sua produção literária concentrou-se entre os anos de 1590 e 1613, e seu primeiro livro de sucesso foi Romeu e Julieta, que ficaria conhecido como a maior – e mais trágica – história de amor de todos os tempos. A história gira em torno de dois jovens apaixonados, cuja rivalidade entre as famílias obriga-os a viverem um amor impossível. Posteriormente, escreveria as mais importantes obras da língua inglesa, Hamlet, Rei Lear e Macbeth.

Considerada a maior e mais trágica história de amor de todos os tempos, Romeu e Julieta foi a primeira obra de sucesso de William Shakespeare
Considerada a maior e mais trágica história de amor de todos os tempos, Romeu e Julieta foi a primeira obra de sucesso de William Shakespeare

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Apesar de ter sido um poeta e dramaturgo que alcançou prestígio e reconhecimento em sua época, Shakespeare só atingiria o patamar de maior escritor da língua inglesa no século XIX, quando sua obra foi redescoberta por românticos e vitorianos, sendo objeto de análise na academia e inserida nos mais diversos contextos culturais e políticos do mundo. Shakespeare escreveu mais de 38 peças, divididas entre comédias, tragédias e peças históricas. Morreu no ano de 1616 na mesma cidade onde nasceu e no mesmo dia de seu nascimento, 23 de abril.

Em comemoração aos 450 anos de William Shakespeare, o Mundo Educação selecionou para você uma lista de cinco filmes baseados na obra de Shakespeare. Temos certeza de que você vai gostar e certamente se sentirá mais entusiasmado para conhecer melhor as obras originais do escritor. Bom divertimento!

  1. Romeu e Julieta: Há duas versões cinematográficas famosas para um dos maiores clássicos de Shakespeare. A primeira, Romeu e Julieta, de 1968, do diretor Franco Zefirelli, e a mais recente, de 1996, do diretor Baz Luhrmann, Romeu + Julieta

  2. Dessa você provavelmente não sabia: A animação produzida pela Disney no ano de 1994, O Rei Leão, dos diretores Roger Allers e Rob Minkoffé, é inspirada em Hamlet. Assim como o famoso príncipe da Dinamarca, Simba também pretende vingar a morte do pai, encomendada pelo próprio irmão para destituí-lo do trono.

  3. Produzido em 2004 e dirigido por Michael Radford, o filme O Mercador de Veneza é baseado no livro de mesmo nome, de autoria de Shakespeare.

  4. Em 1967, o cineasta italiano Franco Zefirelli dirigiu o filme A megera domada, também inspirado no livro homônimo de Shakespeare.

  5. Finalizando nossos cinco filmes baseados na obra de Shakespeare, Dez coisas que odeio em você, de 1999, dirigido por Gil Junger. A produção apresenta uma versão moderna e jovial do livro A megera domada

No ano de 2014, comemoramos os 450 anos de William Shakespeare, cuja obra é aclamada e respeitada em todo o mundo
No ano de 2014, comemoramos os 450 anos de William Shakespeare, cuja obra é aclamada e respeitada em todo o mundo
Publicado por: Luana Castro Alves Perez
Assista às nossas videoaulas

Assuntos Relacionados