Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Literatura
  3. Escolas literárias
  4. Literatura informativa

Literatura informativa

Literatura informativa... de informação, evidentemente. Essa significativa característica, estimado(a) usuário(a), traz consigo o aspecto mais peculiar para que seus conhecimentos sejam aprimorados e, consequentemente, efetivados acerca do que foi as primeiras manifestações literárias em solo brasileiro. De informação porque, levando em conta os conhecimentos de que dispõe acerca dos dados históricos, os colonizadores, aqui chegando, resolveram desbravar esse precioso território mediante as belezas que aqui se faziam vistas. Desse modo, tudo que aqui encontram serviu de aparato para os relatos que se mostraram a serviço dos conhecimentos daqueles que lá estavam, além-mar.

Foi então que, por esse motivo,  Pero Vaz de Caminha, ao escrever a carta de achamento do Brasil documentou todas essas descobertas, cuja data se expressa em 1º de maio de 1500, ainda que ela pertença, somente a título de complementação, à literatura portuguesa. Dadas essas razões, estimado(a) usuário(a), sobretudo levando em consideração a importância de se estudar acerca de um fato marcante como esse, bem como apoiando no fato de que  a arte literária comporta os conhecimentos que devemos trazer conosco, achamos por bem criarmos este espaço, o qual prioriza aspectos pertinentes à chamada literatura de informação ou literatura dos cronistas e viajantes.

Partindo dessas prerrogativas, cabe-nos estender o convite a você, bem como acreditamos que lhe cabe também a atitude de clicar e se certificar de todas as informações que aqui se encontram a seu inteiro dispor. Bons estudos, portanto!!!

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
A literatura informativa se caracteriza como as primeiras manifestações literárias no Brasil
A literatura informativa se caracteriza como as primeiras manifestações literárias no Brasil
Publicado por: Vânia Maria do Nascimento Duarte

Artigos de "Literatura informativa"