Argumento

No estudo de lógica matemática, argumento é uma sequência de premissas que leva a uma conclusão.

Antes de chegar à definição de argumento, vejamos um exemplo. Considere a seguinte afirmação: “A cidade de São Paulo pertence ao Brasil”. Será que essa afirmação é verdadeira? Vejamos algumas proposições importantes para chegarmos a uma conclusão:

  • P1: A região Sudeste é uma região do território brasileiro;

  • P2: O estado de São Paulo pertence à região Sudeste;

  • P3: A cidade de São Paulo está dentro do estado de São Paulo.

Se a cidade de São Paulo está dentro do estado de São Paulo, então ela pertence à região Sudeste e, por consequência, está no território brasileiro. Logo a cidade de São Paulo pertence ao Brasil.

Após analisarmos todas as afirmações, é possível confirmar que a cidade de São Paulo realmente pertence ao Brasil. Mas só foi possível constatarmos a veracidade dessa afirmação após a análise das proposições P1, P2 e P3. No estudo da lógica matemática, essas proposições são conhecidas como premissas. A partir dessas premissas, chegamos a uma conclusão, que pode ser identificada como Q. Podemos agora definir “argumento”. Uma sequência de premissas que levam a uma conclusão é conhecida como argumento.

Um argumento constituído por premissas P1, P2,..., Pn e com uma conclusão Q

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pode ser representado da seguinte forma:

P1, P2,..., Pn ? Q

Um argumento só será considerado válido se todas as premissas tiverem o valor lógico V, o mesmo da conclusão. Portanto, podemos afirmar que um argumento será válido se todas as premissas forem verdadeiras e levarem a uma conclusão também verdadeira. Um argumento não válido é conhecido como sofisma ou falácia.

Vejamos alguns exemplos:

  1. Toda leão é um felino;

  2. Nenhum felino nasce do ovo;

  3. Nenhum leão nasce do ovo;

Temos então composto um argumento, em que as afirmações 1 e 2 são as premissas e a afirmativa 3 é a conclusão. Podemos concluir que esse é um argumento válido. Vamos analisar outro exemplo:

  1. Em minha escola há meninos e meninas;

  2. Existem meninos que não gostam de estudar;

  3. Existem meninos da minha escola que não gostam de estudar.

Temos um argumento em que as afirmações 1 e 2 são as premissas e a afirmativa 3 é a conclusão. Mas a conclusão não é verdadeira, pois não temos premissas que validem a conclusão. Portanto, esse argumento não é válido e trata-se de um sofisma, ainda que o conteúdo seja verdadeiro.

Aprenda a identificar argumentos válidos em questões de lógica matemática
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Publicado por: Amanda Gonçalves Ribeiro

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