Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Matemática
  3. Operações com números inteiros
  4. Consumo de combustível de um automóvel

Consumo de combustível de um automóvel

O consumo de combustível de um automóvel é obtido pela divisão entre a distância percorrida e a quantidade de combustível que foi gasta.

O consumo médio de um automóvel é obtido pela divisão entre a distância percorrida por ele e o volume de combustível gasto nesse percurso. Essas grandezas (distância e quantidade de combustível) possuem suas unidades de medida padronizadas: a distância deve ser observada em quilômetros (km), e o combustível, em litros (l).

Realizar esse tipo de cálculo tem como objetivo descobrir quantos quilômetros podem ser percorridos com apenas um litro de combustível e, assim, prever quantos litros serão necessários em cada viagem e também o custo desse combustível. Matematicamente, essa razão é expressa da seguinte maneira:


CM = S
         V

CM representa o consumo médio do automóvel; S representa a distância percorrida, e V, a quantidade de combustível, em litros.

A ideia de divisão que envolve o cálculo desse consumo médio é o que fundamenta as razões.


Razões

Uma razão é o resultado de uma divisão. Ela pode ser escrita tanto na forma de fração quanto na forma decimal.

Outra característica das razões é o fato de a ordem da divisão ser determinante para o resultado. O consumo médio de combustível, por exemplo, é uma razão entre espaço percorrido e combustível gasto. A inversão dessa razão traria um resultado completamente diferente, que pode até não ter significado algum para nossa interpretação.


Exemplos

1º) Um grupo de amigos dirigiu-se a Brasília a partir de Palmas, Tocantins. A distância entre as duas cidades é de 816 km e sabe-se que eles gastaram 60 litros de gasolina nessa viagem. Qual é o consumo médio desse automóvel?

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

 

Solução

Sabemos que o consumo médio de combustível de um automóvel pode ser calculado pela seguinte expressão:


CM = S
         V

Basta substituir os respectivos valores de cada uma dessas variáveis e realizar os cálculos para encontrar o consumo médio.

CM = 816
        60

CM = 13,6 km/l


O consumo médio desse automóvel foi de 13,6 km/l.

 

2º) Um automóvel parte do Rio de Janeiro, capital, com direção a Teresina, Piauí. Sabendo que a distância entre as cidades é de aproximadamente 2550 km e que esse automóvel tem um consumo médio de 15 km/l, calcule a quantidade de combustível necessária para uma viagem de ida e volta.

 

Solução

Para calcular a quantidade de combustível gasto, substituiremos os dados na expressão do consumo médio.

CM = S
        V

15 = 2550
      V

 

Agora, para resolver o problema dado, utilizaremos equações. Observe:


15 = 2550
         V

15V = 2550

V = 2550
     15

V = 170


 

Observe que 170 litros foram usados somente para ir. Para voltar, serão mais 170 litros, totalizando 340 litros de combustível.

O cálculo do consumo de combustível de um automóvel é bastante útil
O cálculo do consumo de combustível de um automóvel é bastante útil
Publicado por: Luiz Paulo Moreira Silva

Assuntos Relacionados