Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Matemática
  3. Equação
  4. Equações Matemáticas na Termologia

Equações Matemáticas na Termologia


A álgebra é um dos mais importantes ramos da Matemática, seu estudo contribui de forma grandiosa nas diversas áreas do conhecimento. Ao estudar Física podemos notar a importância das fórmulas (expressões matemáticas) para cálculos precisos a fim de obter respostas exatas e convincentes. A Termologia é um ramo da Física que está relacionada aos estudos do calor e seus efeitos sobre a matéria. Uma importante expressão matemática usada na Termologia tem por objetivo converter uma temperatura de uma escala para outra, sendo ºC (Celsius), ºF (Fahrenheit) e K (Kelvin) as pertencentes ao SI (Sistema Internacional de Medidas).

Conversões de Temperatura

 Celsius (ºC) para Fahrenheit (ºF) / Fahrenheit (ºF) para Celsius (ºC)



 Celsius (ºC) para Kelvin (K) / Kelvin (K) para Celsius (ºC)



 Kelvin (K) para Fahrenheit (ºF) / Fahrenheit (ºF) para Kelvin (K)



Exemplos

1 – Um termômetro que marca 60ºF, está marcando, em graus Celsius, qual valor?



2 – Nos Estados Unidos a escala de temperatura usual é o Fahrenheit. Em determinado dia as temperaturas de São Francisco (EUA) e Rio de Janeiro foram iguais, os termômetros cariocas conseguiram registrar a temperatura mais alta do dia, 45º. Qual a temperatura em São Francisco?



3 – Transforme 72ºC em Kelvin.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

4 – Transforme 100ºF em Kelvin.



5 – Um médico britânico mede a temperatura de seu paciente e obtém 100ºF. O estado do paciente é febril? Lembrete: a Inglaterra utiliza o ºF como escala de temperatura enquanto o Brasil utiliza ºC.


Podemos concluir que o estado do paciente é febril.

Assuntos Relacionados