Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Matemática
  3. Geometria analítica
  4. Generalidades sobre as equações da reta

Generalidades sobre as equações da reta

Com um ponto qualquer pertencente a uma reta A(x0 , y0) e o valor de seu coeficiente angular m, podemos representar através da regra da equação fundamental a equação de qualquer reta não-vertical e quando for vertical sabemos que sua equação será sempre igual a y = x.

                   

Mas existem outras formas de representar a equação da reta que facilita a identificação de alguns elementos.  Essas formas são identificadas como:

 

·         Forma geral da reta (equação geral da reta): a vantagem de representarmos uma reta utilizando a forma geral é que nessa é possível equacionar qualquer tipo de reta (oblíqua, horizontal ou vertical), o contrário da equação fundamental que só representa retas não-verticais.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

 

·         Forma reduzida da reta (equação reduzida da reta): uma reta que é representada na sua forma reduzida permite que identifiquemos com muita facilidade o valor do coeficiente angular, coeficiente linear e o ponto em que a reta intercepta o eixo Oy.

 

·         Forma paramétrica da reta (equação paramétrica da reta): nesse caso é possível analisar as variações das variáveis, levando em consideração outro parâmetro.

Publicado por: Danielle de Miranda

Assuntos Relacionados