Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Matemática
  3. Conjuntos Numéricos
  4. Multiplicação de números naturais

Multiplicação de números naturais

“Na multiplicação de números naturais, os termos numéricos sempre serão números positivos.”

Multiplicar significa expressar o aumento de quantidades, realizamos a multiplicação com a finalidade de reduzir a operação da adição, sendo assim, a multiplicação é uma ferramenta matemática que possibilita a redução de cálculos numéricos da adição. Veja como isso pode acontecer.

2 + 2 + 2 + 2 = 8

2 x 4 = 8

Observe que na adição o número dois foi repetido quatro vezes, já na multiplicação, o termo numérico dois foi multiplicando por quatro, que é a quantidade de repetições que o número dois teve na soma. É possível notar que a resposta obtida é a mesma, tanto na operação de adição quanto na multiplicação.

Os termos numéricos que compõem uma multiplicação possuem nome. O primeiro e o segundo termo numérico da multiplicação são chamados de fator, já o resultado da multiplicação recebe o nome de produto.

   2 → Fator                          3 → Fator
x 3Fator                       x  3 Fator
   6 → Produto                      9 → Produto

O primeiro conjunto numérico que utilizamos para realizar cálculos de multiplicação é o conjunto dos números naturais, que é um conjunto infinito, sendo formado por termos que são positivos. Veja um exemplo desse conjunto:

No Sistema de numeração decimal, quando realizamos a multiplicação de números naturais, os termos que compõem os fatores podem possuir ordens e classes distintas. Quando isso acontece, devemos estruturar o algorítimo da multiplicação considerando o maior número para o primeiro fator.

C|D|UUnidade (U), dezena (D) e Centena (C)
 2 5 0 → O maior número da multiplicação será o primeiro fator.
 x    2

Para obtermos o produto da multiplicação de termos numéricos, em que a ordem do segundo fator é a unidade, devemos proceder da seguinte forma:

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

CDU
2 5 0
x    2
      0 → Realize o produto das unidades 2 x 0 = 0 unidade.

CDU
¹250
  x 2
   00 → Multiplique a unidade do segundo fator pela dezena do primeiro fator: 2 x 5 = 10 dezenas.

Não é possível deixar o número 10 na reposta do produto, então faça a seguinte conversão numérica: 10 dezenas = 100 unidades, 100 unidades = 1 centena.
Devemos colocar o número 0 no produto da ordem das dezenas e adicionar 1 centena no algarismo 2 do número 250.

C DU
¹ 250
  x  2
  500 → Faça a multiplicação de 2 centenas x 2 centenas = 4 centenas e efetue a soma: 4 centenas + 1 centena = 5 centenas. Esse número 5 deverá ser colocado na resposta do produto, na ordem das centenas.

Obtemos como produto da multiplicação de 250 por 2 o número 500. Lembre-se sempre que: na multiplicação de números naturais, o produto gerado sempre será positivo.

Quando a ordem do segundo fator for da dezena, devemos deslocar a resposta referente ao produto da dezena uma casa para a esquerda e, em seguida, efetuar a soma dos resultados obtidos da esquerda para a direita. Sempre que a ordem do segundo fator aumentar, a resposta referente ao produto do algarismo do primeiro fator pelo segundo fator irá deslocar uma casa para a esquerda. Veja o exemplo:

   CDU
    250
   x 12
    500
+250
   3000 → 0 unidades, 0 dezena, 0 centena e 3 unidades de milhar.

É importante ressaltar que a soma de: 5 centenas + 5 centenas = 10 centenas, corresponde a 1000 unidades. Sendo assim, adicionamos o algarismo 1 ao algarismo 2, obtemos 3 unidades de milhar. Dessa forma, temos que o produto de 250 x 12 = 3000.

Publicado por: Naysa Crystine Nogueira Oliveira
A multiplicação reduz os cálculos da adição
A multiplicação reduz os cálculos da adição
Assista às nossas videoaulas

Assuntos Relacionados