Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Matemática
  3. Fração
  4. Regra Prática

Regra Prática

As operações entre frações necessitam de algumas propriedades, ao adicionarmos ou subtrairmos frações de denominadores iguais temos que conservar o denominador e adicionar ou subtrair os numeradores.
As frações que possuem os denominadores diferentes devem ser resolvidas da seguinte forma: o primeiro passo é igualar os denominadores pelo processo do mmc (mínimo múltiplo comum), o segundo passo é dividir o novo denominador pelo antigo e o resultado multiplicar pelo numerador correspondente, o terceiro passo é realizar a operação indicada entre os numeradores.
Observe:

Denominadores iguais

Denominadores diferentes

Regra Prática

A regra prática para adicionar ou subtrair frações com denominadores diferentes foi criada pelos chineses e consiste no seguinte método de resolução:
1º passo: multiplicar os denominadores, formando o novo denominador.
2º passo: multiplicar o numerador da primeira pelo denominador da segunda e multiplicar o numerador da segunda pelo numerador da primeira.
3º passo: efetuar as operações indicadas entre os numeradores.
Observe o desenvolvimento da regra prática:


Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Observação: Ao realizar o cálculo utilizando o mmc, normalmente o resultado será uma fração irredutível, ao utilizar a regra prática você precisa verificar se a fração resultado é irredutível, caso não seja, deverá aplicar o mdc (máximo divisor comum), isto é, dividir os termos da fração pelo mesmo número.


 

Publicado por: Marcos Noé Pedro da Silva

Assuntos Relacionados