Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Matemática
  3. Trigonometria
  4. Secante, cossecante e cotangente

Secante, cossecante e cotangente

Secante, cossecante e cotangente são as razões inversas a cosseno, seno e tangente, respectivamente, e podem ser obtidas no ciclo trigonométrico.

Cossecante, secante e cotangente são as razões inversas das razões trigonométricas seno, cosseno e tangente, respectivamente. Assim, a definição básica dessas razões é:

cossecα =    1    
               senα

secα =    1    
          cosα

Cotgα =     1    
                                                                        tgα

A cotangente de um ângulo qualquer também pode ser definida como:

Cotgα = Cosα
             senα

Para isso, basta substituir na relação anterior tgα = senα/cosα e resolver a divisão de frações.

Ciclo trigonométrico e a medida de cossecante

O ciclo trigonométrico é uma circunferência de raio 1 un, e seu centro é o ponto C = (0, 0) do plano cartesiano. Esse ciclo é usado para representar as medidas de ângulos e seus respectivos valores de seno, cosseno e tangente. Em um desses ciclos, também é possível representar os valores de cossecante, secante e tangente de um ângulo qualquer.

Para tanto, observe o ciclo a seguir e as construções feitas nele.

Lembre-se de que um dos lados de um ângulo qualquer em um ciclo trigonométrico é sempre o segmento CA. O segundo lado do ângulo α é o segmento CB. Observe que justamente pelo ponto B passa a reta tangente à circunferência. É dessa maneira que relacionamos essa reta ao ângulo α. A cossecante de α é a medida do comprimento do segmento CD, que vai da origem do plano cartesiano até o ponto de encontro entre a reta tangente ao ciclo e o eixo dos senos (eixo y).

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Assim sendo, é possível observar que a cotangente é sempre positiva nos dois primeiros quadrantes e negativas no terceiro e quarto quadrantes. Perceba também que a cossecante não existe para o ângulo de 180°.

Ciclo trigonométrico e a medida de secante

Fazendo uma construção parecida com a anterior sobre o ciclo trigonométrico, teremos:

Observe que a reta tangente ao ciclo trigonométrico passa pelo ponto B. Além disso, essa reta toca o eixo dos cossenos no ponto D. Como dito anteriormente, a reta tangente ao ciclo, passando pelo ponto B, está relacionada ao ângulo α, assim, variando o ângulo, modifica-se também a posição dessa reta e, consequentemente, o comprimento do segmento CD. O comprimento desse segmento é igual ao comprimento da secante do ângulo α.

Perceba que os valores da secante de um ângulo sempre são positivos no primeiro e no quarto quadrante. No segundo e no terceiro, esses valores são negativos. A secante também não existe para o ângulo de 180°.

Ciclo trigonométrico e a cotangente de α

No ciclo trigonométrico, a reta paralela ao eixo x (eixo dos cossenos), tangente ao ciclo no ponto B, em destaque na figura abaixo, é o eixo das cotangentes.

Para encontrar a medida de uma cotangente no ciclo trigonométrico, é necessário apenas construir o ângulo α e observar onde será o ponto de intersecção entre seu lado e o eixo das cotangentes. Esse ponto de intersecção será chamado A.

A cotangente do ângulo α será o comprimento do segmento AB.

Secante, cossecante e cotangente são razões relacionadas ao ciclo trigonométrico
Secante, cossecante e cotangente são razões relacionadas ao ciclo trigonométrico
Publicado por: Luiz Paulo Moreira Silva
Assista às nossas videoaulas

Assuntos Relacionados