Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Matemática
  3. Matemática financeira
  4. Sistema Americano de Empréstimo

Sistema Americano de Empréstimo

As opções de crédito no sistema financeiro são diversificadas, as instituições oferecem empréstimos a serem pagos em operações de médio e longo prazo. Essas operações, por razões contábeis, são analisadas sistematicamente, a fim de verificar o pagamento dos juros e a quitação do valor principal. Para tal análise são construídas tabelas ou planilhas detalhadas de toda a movimentação, as instituições não costumam fornecer esse material ao cliente, mas é seu direito ter acesso às informações detalhadas da operação.
As formas de pagamento dos empréstimos dependem da operação que está sendo usada, por exemplo: sistema price, sistema de amortização constante, sistema alemão, sistema misto, sistema americano, entre outros.

Vamos fixar nossos estudos no sistema americano de financiamentos, no qual o pagamento do valor principal ocorre de uma única vez. De uma forma geral os juros são pagos no período de vigência do empréstimo, mas também podem ser capitalizados e pagos junto ao valor principal no dia do vencimento, de acordo com o contrato preestabelecido.

Através de um exemplo demonstraremos o funcionamento do sistema americano de financiamentos.

Por um empréstimo de 20 000,00 dólares, uma pessoa deve devolver o valor principal em 8 meses, pagando mensalmente os juros a taxa de 2% ao mês. Construir a planilha do empréstimo.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)


Observe que os juros são pagos mensalmente e somente no oitavo mês ocorre a quitação do valor principal acrescido do juro do mês.

Saiba como funciona o Sistema Americano de Empréstimo
Saiba como funciona o Sistema Americano de Empréstimo
Publicado por: Marcos Noé Pedro da Silva

Assuntos Relacionados