Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Política
  3. Presidente

Presidente

Presidente
Marechal Deodoro da Fonseca: o primeiro presidente do Brasil
O presidente da República é a autoridade máxima do Poder Executivo e da nação. A ele cabe o dever de representar o país, comandá-lo, nomear ministros e comandantes das Forças Armadas, aprovar e divulgar novas leis, vetar projetos julgados indevidos e criar ou findar relações com diferentes países.

No Brasil, o cargo à presidência é ocupado por um candidato escolhido pelo povo por meio de eleição direta, mas nem sempre foi assim, alguns presidentes não foram escolhidos pelo povo e outros ainda governaram sem direito.

Para se candidatar ao cargo, o cidadão ou cidadã deve ser brasileiro (a), eleitor (a), residente no país, ter no mínimo 35 anos de idade e estar filiado a um partido político. O mandato presidencial tem duração de quatro anos, sendo que nova eleição deve ocorrer 90 dias antes do vencimento do mandato vigente. Em caso de ausência por parte do presidente, esse é substituído pelo vice-presidente.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O primeiro presidente do Brasil foi Marechal Deodoro da Fonseca que derrubou o poderio de Dom Pedro II, proclamou a república em 15 de novembro de 1889, chefiou o Governo Provisório e foi eleito presidente do Brasil.

O Brasil já possuiu mais de 40 presidentes ao longo de sua história, sendo que alguns utilizaram a repressão, outros a habilidade, outros a liberdade para governarem o país.

Assuntos Relacionados