Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Psicologia
  3. Despersonalização

Despersonalização

Despersonalização
Transtorno que faz o indivíduo não reconhecer seu próprio corpo.
A despersonalização é um transtorno que faz com que um indivíduo tenha sua percepção sobre si mesmo alterada. Caracteriza-se por sensações de irrealidade, apatia, amnésia, impressão de que está separado do corpo, perda do controle, ataque de pânico, depressão, ansiedade, sono, estresse, cansaço e outros. Dentre tais manifestações que ocorrem na despersonalização pode-se destacar a ansiedade, depressão e ataques de pânico, pois esses permanecem em maior evidência nesse transtorno.

No processo de despersonalização, o indivíduo passa a não sentir o próprio corpo, pois não consegue reconhecer o mesmo como seu. Normalmente, isso acontece quando uma pessoa passa por alguma situação traumática, desastres, acidentes e outras que de maneira física ou psicológica geram grande desespero e necessidade de refúgio.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Na despersonalização, o córtex pré-frontal responsável pelas emoções é fortemente ativado fazendo com que o sistema límbico também relacionado com emoções de forma a coordenar as mesmas seja desativado resultando em sentimentos de apatia e irrealidade. Apesar da pessoa sentir que está fora de seu próprio corpo, sabe que tais sensações são conscientes e ainda que a consciência age dessa forma para buscar controlar os agentes externos.

Por meio de técnicas de hipnose, um especialista busca trazer à consciência a integração do corpo com a realidade de forma que se consiga com clareza detectar as situações ocorridas que desencadearam o transtorno e tratá-los para que a pessoa consiga viver bem.

Assuntos Relacionados