Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Psicologia
  3. Disfemia

Disfemia

Disfemia
Quando não superada na infância, a disfemia deve ser tratada.
A disfemia é um distúrbio que provoca dificuldade em se expressar por meio da fala. Conhecida popularmente como gagueira, a disfemia é um problema que ocorre principalmente em mulheres. Caracteriza-se por interrupções bruscas na fala que podem ser tônicas ou clônicas.

A disfemia tônica é caracterizada por espasmos musculares que comprometem a fala provocando os bloqueios que tendem a ficar mais intensos com o esforço que o indivíduo faz para que consiga terminar o que estava falando. A disfemia clônica é caracterizada por contrações que ocorrem diretamente na boca de forma leve e rápida provocando a repetição de palavras ou parte delas. As duas formas de disfemia podem ou não estarem associadas uma a outra e ocorrer de forma contínua.

Normalmente, crianças de até 04 anos apresentam períodos de disfemia provocados pela combinação de diversos fatores associados ao desenvolvimento da fala e a rapidez com que as informações são processadas fazendo com que a fala não consiga transmitir com tanta rapidez as informações encaminhadas pela mente. A maioria das crianças com o passar do tempo perdem a disfemia, porém algumas necessitam de tratamento específico para controlar tal distúrbio.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Para que a criança consiga superar a disfemia nesse período, os especialistas recomendam aos pais e outros que participam do convívio da criança a não dar ênfase para tal manifestação, não corrigir e nem completar a palavra ou frase para tal, pois esses comportamentos fazem com que a criança não necessite lutar e vencer o problema para que seja melhor compreendida.

O tratamento para a disfemia varia de acordo com a manifestação em cada indivíduo. Existem várias técnicas utilizadas para tal tratamento.

Assuntos Relacionados