Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Psicologia
  3. Psicoterapia Breve

Psicoterapia Breve

As psicoterapias breves procuram obter em curto prazo uma melhora na qualidade de vida, elegendo uma queixa principal e focando o empenho na sua resolução. A prática da psicoterapia breve exige treinamento, experiência e boa formação do terapeuta.

A psicoterapia breve baseia-se no "tripé": foco, atividade, planejamento. A especificidade da psicoterapia breve é atingir os objetivos terapêuticos em um prazo bem mais curto de tempo.

Entende-se por foco, a área a ser trabalhada no processo, o material consciente e inconsciente do paciente. É necessária maior atividade por parte do terapeuta, e planejamento por parte deste, que inclui a descrição da intenção dos objetivos terapêuticos dentro de um limite de tempo.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Para a obtenção de tais objetivos, o terapeuta utiliza a Experiência Emocional Corretiva, que é uma experiência cognitiva, emocional, volitiva e motora. Faz uso da transferência e contratransferência, manipulando a transferência. Estabelece com o paciente a aliança terapêutica, para que este colabore com o tratamento.

A seleção de pacientes para este tipo de atendimento é feita a partir de uma avaliação da estrutura de personalidade do paciente. A indicação deve considerar, além desta avaliação, o sintoma, síndrome ou quadro clínico e se o paciente apresenta motivação e disposição para mudar.

Assuntos Relacionados