Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Psicologia
  3. Superdotação intelectual

Superdotação intelectual

Superdotação intelectual
O superdotado resolve questões matemáticas com maior facilidade.
Uma pessoa superdotada é aquela que apresenta capacidade mental acima da média de inteligência, ou seja, com QI (Quociente de Inteligência) acima de 127, segundo Davis Wechsler. Alguns estudiosos acreditam que há fatores ligados à genética e a estímulos externos para o desempenho cerebral dos superdotados, sendo que a diferença entre um indivíduo normal e um superdotado são as conexões cerebrais complexas e não a quantidade de neurônios como alguns pensam.

Pode-se perceber algumas características nos superdotados:
Curiosidade;
Inconformismo;
Obstinação;
Comportamento divergente;
Responsabilidade precoce;
Criatividade;
Alto nível de aprendizagem;
Senso crítico exagerado;
Hipersensibilidade;
Espírito de liderança;
Fácil socialização,
Perfeccionismo;
Impaciência;
Memória aguçada;
Egocentrismo;
Alto desempenho em determinas áreas;

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Outros.

Superdotado x gênio

Os superdotados não são gênios, porém podem tornar-se de acordo com suas habilidades. Existem gênios que não são superdotados e existem superdotados que não se tornam gênios. A visão de mundo dos superdotados mostra-se particular, já que apresentam ações e reações que podem ser identificadas, previstas e até observadas, pois sua percepção em relação ao meio-ambiente é superior à das demais pessoas, o que o torna mais sensível.

Considerações

É importante que os pais ou responsáveis tomem conhecimento das altas habilidades de um indivíduo, porém, é de maior importância que o superdotado não seja informado sobre sua habilidade. Quando informados de maneira errônea, o superdotado passa a se perceber como anormal e estranho.

Assuntos Relacionados