Acidez do solo

As cores das hortênsias são determinadas pela acidez do solo em que são plantadas
As cores das hortênsias são determinadas pela acidez do solo em que são plantadas

A acidez do solo é muito importante ao se cultivar plantas e vegetais, pois alguns se adaptam melhor em solos mais ácidos, como a mandioca e a erva-mate; já outras necessitam de um solo mais básico, como a soja, o algodão e o feijão.

Essa medida do grau de acidez do solo é feita por meio do potencial hidrogeniônico (pH), ou seja, é a medida do teor de íons H3O+ livres por unidade de volume. Quanto maior esse teor, mais ácido é considerado o solo.

Um pH ácido apresenta valores entre 1,0 e 6,0; 7 é neutro e de 8 a 14 é básico.

Escala de pH de acordo com a acidez e a alcalinidade do meio

Para tornar um solo básico, corrigindo seu pH, para o cultivo de certas espécies de plantas, usa-se calcário (CaCO3), cujo pH está na faixa de 6,0 a 6,2.

Esse pH do solo não influencia somente no crescimento, mas também na cor que as flores irão apresentar. Um exemplo bem nítido de como isso ocorre é no caso da hortênsia. Essa flor apresenta uma grande variedade de tamanhos e tipos, sendo que ela pode se apresentar nas seguintes cores: rosa, lilás, branco, roxo, vermelho, azul-claro e azul-escuro. A mais comum é a azul.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Porém, um fato bastante interessante é que uma hortênsia azul pode se tornar, com o tempo, rosa e vice-versa. Isso ocorre em razão do pH do solo. Em solo ácido a hortênsia produz flores azuis, já em solos básicos, suas flores são cor-de-rosa. A intensidade dessas cores depende do teor de acidez ou alcalinidade do solo; quanto mais ácido, mais azul-escuro ficará; e quanto mais básico, mais claro será.

Essa mudança de cor, dependendo da acidez ou da basicidade, ocorre com várias substâncias que são chamadas de indicadores ácido-base. Por exemplo, a fenolftaleína é uma solução alcoólica que atua como indicador ácido-base, pois ela fica incolor na presença de uma solução ácida e em meio neutro ou em meio levemente básico; já na presença de meio fortemente básico, ela adquire coloração rósea.

A fenolftaleína é um indicador ácido-base

 

Assuntos Relacionados