Alimentos antioxidantes

Rugas: por que elas aparecem?
Rugas: por que elas aparecem?

O processo chamado de oxidação ocorre em nosso próprio corpo a todo instante, no ato de respirarmos. Parte do oxigênio que respiramos se transforma em radicais livres dentro de nosso organismo.

Radicais livres são moléculas instáveis, pelo fato de seus átomos possuírem um número ímpar de elétrons. Para atingir a estabilidade, estas moléculas reagem com outras substâncias presentes em nosso corpo.

Os radicais livres são responsáveis por processos degenerativos como o câncer e o envelhecimento. Eles possuem a propriedade de acelerar o processo natural de envelhecimento, através do rompimento das membranas celulares presentes na pele.
Para neutralizar a ação destes radicais precisamos recorrer a uma alimentação antioxidante.

Os antioxidantes estão presentes principalmente nos vegetais. As principais fontes são:
Frutas vermelhas (Morango, framboesa, amora, cereja), frutas ricas em vitamina C e vitamina E, legumes que possuem Betacaroteno (cenoura, beterraba), entre outras.

E não é só através da alimentação que as mulheres procuram a fórmula da juventude, os cosméticos avançados prometem amenizar os efeitos da oxidação na pele. O ácido elágico presente na composição dos cremes antirrugas previne a formação de radicais livres e, consequente, morte precoce das células.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Assuntos Relacionados