Aplicação das Aminas

As aminas são compostos orgânicos que possuem em sua fórmula geral o elemento Nitrogênio, existe uma variedade de substâncias pertencentes a essa classe orgânica, como por exemplo: Fenilamina, Anfetamina, Cafeína e Cocaína. Veja onde são encontradas tais substâncias e para que são empregadas.

A Fenilamina pertence à classe de compostos orgânicos das aminas. As características físicas deste composto são: líquido oleoso, incolor e com cheiro característico. As fenilaminas são pouco solúveis em água, mas em álcool e éter apresentam solubilidade. Onde se encontra e qual a aplicação desta amina? É encontrada no alcatrão da hulha e é aplicada na produção de corantes. As fenilaminas possuem esta propriedade em razão da capacidade de oxidação, que origina colorações intensas.

Exemplo: o azul de metileno é um corante usado para corar células animais para observação. Esta técnica é utilizada nos laboratórios de biologia para facilitar o processo de estudo de répteis ao microscópio. A fenilamina ainda é usada para produzir medicamentos e sais de diazônio.

As Anfetaminas são as aminas estimulantes, veja as propriedades dessa substância quando entram em contato com nosso organismo:

- Eleva o ânimo em razão do aumento da atividade do sistema nervoso;
- Proporciona uma diminuição da sensação de fadiga;
- Reduz o apetite.

A Cafeína está presente em bebidas como o café, o pó de guaraná e alguns refrigerantes, possui em sua estrutura o grupo amino, essa substância estimulante é muito usada no dia-a-dia de várias pessoas, inclusive pode causar dependência quando usada em grandes quantidades.

A cocaína é uma amina que é considerada droga em face do grande poder estimulante. Essa substância provoca o aumento da atividade motora, causa euforia e loquacidade, mas é seguida de intensa depressão e dependência. É muito perigosa e pode levar à morte por overdose do indivíduo que a usa.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Corante azul de metileno destaca células para observação.
Corante azul de metileno destaca células para observação.
Publicado por: Líria Alves de Souza

Assuntos Relacionados