Azocorantes

Os azocorantes são popularmente conhecidos como corantes, eles são responsáveis pelas cores de alguns alimentos.

Os alimentos industrializados aos quais temos acesso atualmente, estão cada vez mais atraentes, com diferentes formatos e as mais variadas colorações. Tudo para tornar o produto diferenciado e mais atraente aos olhos do consumidor. As substâncias responsáveis por este “show de cores” são conhecidas popularmente como corantes, mas, cientificamente, recebem outras denominações: corantes sintéticos ou azocorantes, e possuem fórmula geral:




Um dos mais conhecidos corantes alimentícios é o metilorange (ou alaranjado-de-metila). O metilorange é usado em laboratório como indicador para as reações ácido-básicas. Esse corante tem sua coloração justificada pela existência de ligações duplas conjugadas na molécula. Vejamos a estrutura molecular:



Repare que o 1° anel benzênico possui ligações duplas, estas estão conjugadas com as ligações duplas da ponte de nitrogênio (N=N) e estas, por sua vez, ligam-se com as ligações duplas do 2° anel benzênico. Portanto, a molécula tem sua cor em razão destas ligações duplas.


Corante metilorange

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Qual a composição dos corantes alimentícios?
Qual a composição dos corantes alimentícios?
Publicado por: Líria Alves de Souza

Assuntos Relacionados