Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Química
  3. Química Inorgânica
  4. Bicarbonato de sódio

Bicarbonato de sódio

Bicarbonato de sódio é um composto de fórmula NaHCO3, se caracteriza como um pó branco, solúvel em água e com sabor alcalino. Também conhecido como hidrogeno carbonato de sódio, o NaHCO3 se classifica como um sal que pode ser identificado por aquecimento, acompanhe o processo: o composto em meio aquoso é aquecido e perde gás carbônico, no mesmo instante uma densa espuma branca aparece.

Muitas pessoas utilizam Bicarbonato de Sódio para neutralizar a acidez estomacal (azia), o que nem todos sabem é que seu uso contínuo destrói o equilíbrio ácido-base do organismo, ocasionando uma alcalose metabólica. O HCl presente em nosso estômago, além de ajudar na digestão, é útil para manter esse equilíbrio, e quando neutralizado pela ação do NaHCO3 se torna inativo.

Aplicações do Bicarbonato de Sódio:

Fermento químico: O NaHCO3 é um excelente fermento para o crescimento da massa de pães e bolos, por que este composto faz a massa crescer? Essa ação se deve à liberação de CO2 (gás carbônico) em meio à massa, a mesma se expande porque o gás tenta escapar e pressiona a superfície, fazendo-a crescer.

Extintores de incêndio: os extintores que contêm NaHCO3 possuem uma solução de ácido sulfúrico (H2SO4) em um compartimento separado. Quando o extintor é acionado, o NaHCO3 e o H2SO4 se misturam e reagem, produzindo a espuma com liberação de CO2.

Mais uma importante utilização do Bicarbonato de Sódio: como clareador de dentes. Você sabia que este composto se faz presente em sua pasta dental? É chamado de substância abrasiva capaz de polir o esmalte e retirar as sujeiras depositadas.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Bicarbonato de sódio clareia dentes
Bicarbonato de sódio clareia dentes
Publicado por: Líria Alves de Souza

Assuntos Relacionados