Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Química
  3. Combustíveis
  4. Biocombustível

Biocombustível

Esta simples semente pode auxiliar no combate à poluição.
Esta simples semente pode auxiliar no combate à poluição.

Para receber o prefixo “Bio”, o combustível precisa provar que não polui a atmosfera com sua queima, e só então ele pode ser classificado como Energia limpa.

O alcance deste patamar ecológico, o de “não poluente”, depende da composição do combustível. Os chamados “fósseis” são os piores em se tratando de fonte de energia ecologicamente correta. Mas o que seria combustível fóssil? Talvez você não os conheça por esta denominação, mas são eles: gasolina, óleo diesel, óleo combustível, todos derivados do petróleo. Quando se queimam emitem gases tóxicos, prejudiciais à saúde humana.

Os biocombustíveis não emitem tais gases quando passam pelo processo de combustão. Além da vantagem de não serem poluentes, ainda contam com a classificação de “energia renovável”, você sabe o que significa isto? Fonte inesgotável de energia, as lavouras de matéria-prima podem ser replantadas, ao contrário dos fósseis, e é por essa razão que o petróleo se torna a cada dia mais escasso.

O solo Brasileiro é uma fonte rica de matéria-prima para a produção de Biodiesel, a começar pelo famoso dendê, proveniente do Norte e Amazônia, da soja (típica das regiões Sul, Sudeste e Cerrado), da mamona no Nordeste, etc.
Existem outras plantas para extração de biocombustível: macaúba, babaçu, buriti, pinhão manso, todas essas são fontes de onde é possível se extrair Energia limpa, e o melhor: são nativas do solo Brasileiro.

Diante de tantos aspectos favoráveis, resta aos Órgãos competentes brasileiros investirem na pesquisa e produção dessa forma de energia que promete eliminar uma das causas da poluição atmosférica.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Veja mais!

Combustível álcool

Qual polui mais: álcool ou gasolina?

Assuntos Relacionados