Borracha Natural

Extração de látex de seringueira para obtenção da borracha natural
Extração de látex de seringueira para obtenção da borracha natural

A borracha é um polímero natural que é obtido da seiva de vários vegetais, sendo que as árvores da seringueira (Hevea brasiliensis) são as principais. Cada árvore dessa produz cerca de 30 gramas de látex todos os dias, que é um líquido branco de aspecto leitoso que pode ser extraído do caule por meio de uma incisão ou ranhuras.

O látex que escorre é então coletado em pequenas tigelas como mostra a figura inicial.

A borracha é um polímero de adição formado pelos monômeros do metilbut-1,3-dieno, mais conhecido como isopreno. Com a autopolimerização por adição 1,4 de alcadienos conjugados, forma-se o poli-isopreno, que é a borracha:

Reação de polimerização do isopreno para a produção do poli-isopreno

O valor de n, na fórmula acima, é da ordem de 5000.

Estrutura molecular do poli-isopreno, o principal constituinte da borracha natural

O látex da seringueira contém cerca de 35% de poli-isopreno. Além disso, cerca de 30% dos elastômeros consumidos no mundo são da borracha natural dessa árvore.

Árvores de seringueira onde se coleta o látex

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Depois de coletado, o látex recebe adição de amônia, NH3, com a finalidade de conservá-lo por mais tempo. O próximo passo é realizar a coagulação da borracha, isto é, a sua separação do líquido, adicionando-se vários ácidos ou sais ao látex.

A borracha obtida dessa forma é uma massa branca, pastosa, que é moída e processada com a finalidade de remover contaminantes e para secar. No entanto, ela possui vários inconvenientes para a sua utilização pela indústria, entre eles, o fato de ser pouco resistente a variações na temperatura; em dias frios, ela fica dura e quebradiça; e em dias quentes, ela fica mole e pegajosa.

Nessas condições, ela possui também alta histerese, que é a resposta atrasada de um sistema a uma solicitação externa. Por exemplo, se apertarmos uma borracha obtida da forma explicada e a deixarmos em repouso, ela vai demorar certo tempo para voltar ao seu formato original.

Para acabar com esses problemas, a borracha passa por um processo denominado vulcanização. Leia sobre isso no texto abaixo:

 

Assuntos Relacionados