Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Química
  3. Combustíveis
  4. Calor, Peso e Viscosidade de combustíveis

Calor, Peso e Viscosidade de combustíveis

Vejamos algumas das propriedades presentes em combustíveis:

- Calor Latente

O calor latente é uma propriedade que explica a demora ou rapidez com o qual os corpos se fundem ou liquefazem, consiste na quantidade de calor absorvido pelos corpos na sua mudança de estado, sem que haja aumento aparente de temperatura.

O calor latente necessário à vaporização varia com a natureza do combustível. Na passagem do estado líquido ao gasoso, o líquido não muda de temperatura enquanto dura sua transformação, e todo calor empregado é absorvido para produzir mudança de estado.

- Peso Específico

É a relação entre o peso de uma substância e o de um volume igual de água destilada, a uma temperatura de 4ºC. É o peso de uma substância por unidade de volume, densidade.
Comercialmente, é usado para diferenciar os diversos tipos de combustíveis e permite calcular ainda o volume, peso e consequentemente, a tonalidade térmica que é expressa em kilocalorias por litro de mistura (cal/L).

Para o peso específico dos carburantes, os limites máximos geralmente admitidos são 0,705 a 0,770 kg/dm3 . O peso específico da gasolina oscila entre 0,840 e 0,890 kg/dm3.

- Viscosidade

A viscosidade se explica pela força de coesão das moléculas do fluido, no caso o combustível. Ao se tentar deslocar uma camada de água sobre outra, por exemplo, é necessário vencer a força de resistência provocada pela atração entre as moléculas das duas camadas. Para os óleos lubrificantes há uma escala arbitrária estabelecida pela Society of Automotive Engineers, os graus SAE, que são expressos por dezenas inteiras, sendo o óleo mais fino ou menos viscoso pertencente à escala 10.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Assuntos Relacionados