Calores de reação

Calor de reação corresponde à variação de entalpia (calor absorvido) observada em uma reação, e sua classificação depende do tipo de reação decorrente:
Exemplos:

Reação de neutralização → calor de neutralização.

Reação de combustão → calor de combustão.

Calor de vaporização: corresponde à variação de entalpia na vaporização total de 1 mol da substância, à pressão de 1 atm.

H2O (l) → H2O (v)

Δ H = + 10,5 Kcal / mol
(calor de vaporização da água líquida)

Calor de dissolução: é a variação de entalpia observada na dissolução de 1 mol da substância em solvente suficiente para se considerar a solução como diluída. Se for adicionado mais solvente não vai alterar o estado térmico do sistema.

Calor de fusão: corresponde à variação de entalpia na fusão total de 1 mol da substância, à pressão de 1 atm.

H2O (s) → H2O (l)

Δ H = + 1,7 Kcal / mol
(calor de fusão da água sólida)

Calor de combustão: é o calor absorvido na combustão total de 1 mol da substância, em condições ambientes (25° C e 1 atm). A combustão libera calor, ela ocorre entre um combustível e um comburente, o combustível pode ser qualquer substância, o
principal comburente é o oxigênio.

Calor de solidificação: corresponde à variação de entalpia na solidicação total de 1 mol da substância, à pressão de 1 atm.

H2O (l) → H2O (s)

Δ H = - 1,7 Kcal / mol
(calor de solidificação da água líquida)

Calor de condensação: corresponde à variação de entalpia na condensação total de 1 mol da substância, à pressão de 1 atm.

H2O (v) → H2O (l)

Δ H = - 10,5 Kcal / mol
(calor de condensação do vapor de água)

Calor de formação: é a variação de entalpia constatada na formação de 1 mol de moléculas de um determinado composto, cujos elementos estão em seu estado padrão, obedecendo às seguintes condições: um mol de uma substância simples, estando em condições ambientes (25° C e 1 atm) e no estado alotrópico mais estável, ou seja, sem reagir.

Calor de neutralização: é o calor absorvido na neutralização de 1 mol de H+ (aq) com 1 mol de OH-, estando ambos em soluções diluídas.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Publicado por: Líria Alves de Souza
Assista às nossas videoaulas

Assuntos Relacionados