Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Química
  3. Tabela periódica
  4. Características dos gases nobres

Características dos gases nobres

Entre as principais características dos gases nobres, destaca-se a sua estabilidade atômica, isto é, não precisam associar-se a outro elemento para ficar estável.

Os gases nobres são elementos químicos localizados na família VIIIA ou grupo 18 da Tabela Periódica. Os elementos químicos dessa família são:

As principais características de um gás nobre são:

a) Estabilidade atômica (inércia química)

Os átomos de gases nobres são denominados estáveis por não apresentarem a necessidade de associar-se a outro átomo de um elemento diferente, ou seja, os gases nobres dificilmente formam substâncias químicas compostas. Isso acontece apenas em condições laboratoriais específicas.

Em razão dessa estabilidade, foi atribuída aos gases nobres a teoria do octeto, na qual um átomo somente pode ser considerado estável ou quimicamente inerte se ele apresentar dois ou oito elétrons em sua camada de valência, já que o hélio apresenta dois elétrons na camada de valência e todos os outros gases nobres apresentam oito elétrons nessa camada.

Veja a distribuição eletrônica dos gases nobres:

- Hélio (2 elétrons na camada de valência)

- Neônio (8 elétrons na camada de valência)

 

- Argônio (8 elétrons na camada de valência)

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

- Criptônio (8 elétrons na camada de valência)

- Xenônio (8 elétrons na camada de valência)

- Radônio (8 elétrons na camada de valência)

Mesmo sendo estáveis, cientistas conseguiram originar substâncias e íons a partir de gases nobres. Os únicos gases nobres que ainda não formaram substâncias estáveis em laboratório foram o Hélio e o Neônio (apenas formam grupos que se decompõem muito rapidamente por serem muito estáveis). Alguns exemplos de substâncias originadas a partir de gases nobres são:

  • XeO3
  • XeO4
  • AuXe4+2

b) Estado físico

Em condições naturais de temperatura e pressão, ou seja, a 25 oC e 1 atm, os elementos da família VIII A somente são encontrados no estado físico gasoso, pois apresentam um baixo ponto de ebulição.

c) Ocorrência na natureza

Os gases nobres, de uma forma geral, estão presentes na atmosfera terrestre. A quantidade de cada um deles na atmosfera não é grande, pois, de todos os gases que compõem a atmosfera terrestre, eles constituem apenas 0,91%. O mais comum é o gás argônio.

O Hélio é um gás nobre utilizado para encher balões de festa
O Hélio é um gás nobre utilizado para encher balões de festa
Publicado por: Diogo Lopes Dias
Assista às nossas videoaulas

Assuntos Relacionados