Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Química
  3. Química Inorgânica
  4. Carbonato de Cálcio

Carbonato de Cálcio

O carbonato de cálcio é um sal inorgânico, sólido branco, cuja fórmula molecular é CaCO3(s). Esse sal é muito comum na natureza, sendo encontrado em diversos lugares, tais como nas conchas, nos recifes de corais, nas cascas de ovos, nas carapaças de seres marinhos, no calcário e no mármore.

Calcário e mármore – fontes de carbonato de cálcio

Além disso, eles estão presentes também nas estalactites e estalagmites. O carbonato de cálcio é insolúvel em água, mas é solúvel em água com gás carbônico (CO2(g)). Por causa das grandes pressões, a água subterrânea contém uma grande quantidade de gás carbônico. Assim, quando essas águas passam por solos que contêm calcário, há a seguinte dissolução com formação das cavernas:

CaCO3(s) + H2O(l) + CO2(g) → Ca2+(aq) + 2 HCO-3(aq)

A disposição lenta e contínua de gotas dessa mistura dos tetos das cavernas vai escorrendo e, com o tempo, o gás carbônico pode desprender-se, voltando a precipitar-se como carbonato de cálcio e formando as estalactites nos tetos das cavernas. Isso é demonstrado pela reação:

Ca2+(aq) + 2 HCO-3(aq) → CaCO3(s) + CO2(g)  + H2O(l)

Além disso, outras gotas de carbonato dissolvido caem depositando-se no solo da caverna, a água evapora e há liberação de gás carbônico, formando as estalagmites.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Estalactites e estalagmites em caverna

Quando aquecido, o carbonato de cálcio produz cal viva e gás carbônico:

CaCO3(s) → CaO + CO2

O calcário é matéria-prima para a produção de cimento, junto com argila e areia, e também é usado na produção de vidro, juntamente com barrilha e areia:

  • Produção de cimento:

           argila + calcário + areia → cimento (silicato de cálcio e alumínio)

  • Produção de vidro:

           barrilha + calcário + areia → vidro comum
        Na2CO3 + CaCO3   + SiO→ silicatos de sódio e cálcio + gás carbônico

Outra aplicação do carbonato é na calagem, que é uma técnica em que ele é empregado na agricultura para diminuir a acidez dos solos.

O carbonato de cálcio também é formado quando se realiza uma caiação, passando cal extinta (Ca(OH)2) numa determinada superfície, como em paredes e em árvores. Com o tempo, a cal extinta reage com o gás carbônico presente na atmosfera e gera uma película insolúvel em água que é o carbonato de cálcio.

O carbonato de cálcio está presente nos recifes de corais
O carbonato de cálcio está presente nos recifes de corais
Publicado por: Jennifer Rocha Vargas Fogaça

Assuntos Relacionados