Cinética Química

A Cinética Química estuda as condições e os fatores que podem alterar a velocidade das reações químicas.
A combustão da madeira cortada é mais rápida

A Cinética Química é o ramo da Físico-química que estuda a velocidade em que uma reação química ocorre. Uma das formas que a Cinética Química utiliza para calcular a velocidade de qualquer participante de uma reação é por meio da fórmula abaixo:

v = Δn

ou

v = Δ[]
     Δt

• v = velocidade da reação;

• Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Δn = variação do número de mols do participante;

• Δ[] = variação da concentração molar (molaridade) do participante;

• Δt = variação do tempo.

Considere a equação a seguir:

aA + bB → cC + dD

Com a expressão acima, podemos calcular as velocidades de consumo dos reagentes A e B ou as velocidades de formação dos produtos C e D, o que pode ser feito, por exemplo, em relação ao participante C:

vC = ΔnC
       Δt

Se quisermos calcular a velocidade de toda a reação (vr), é necessário dividir a velocidade de um dos participantes pelo seu coeficiente estequiométrico da seguinte forma:

vr = vC
       c

Outra forma de calcular a velocidade de uma reação é por meio da lei da velocidade de Guldberg e Waage, que leva em consideração apenas as concentrações molares ([ ]) e a ordem dos reagentes. Ela é enunciada da seguinte forma:

v = K [A]x.[B]y

Quando trabalhamos com a Cinética Química, devemos saber que o seu estudo envolve algumas ramificações importantes, tais como:

Os fatores determinantes para a ocorrência de uma reação química são aqueles que são fundamentais para que ela aconteça, a saber:

• Afinidade entre os reagentes (capacidade de combinação química entre os átomos dos reagentes);

• Contato entre os reagentes (os reagentes devem encontrar-se fisicamente para que a reação aconteça).

Esses fatores determinantes dependem ainda de outros fatores acessórios, que estão relacionados diretamente com a velocidade em que a reação é processada. Assim, esses fatores acessórios é que determinam se uma certa reação química será rápida, lenta ou instantânea. Eles são:

• Teoria da colisão (estuda a orientação em que ocorrem os choques entre as moléculas reagentes);

• Energia de ativação (é a energia necessária para a formação do complexo ativado);

• Complexo ativado (é o composto intermediário formado entre os reagentes e produtos).

Uma vez conhecida a característica cinética de uma reação química (lenta, rápida ou instantânea), podemos modificar essa característica por meio dos fatores que afetam a velocidade de uma reação, ou seja, podemos fazer, por exemplo, que uma reação lenta seja processada de forma mais rápida. Esses fatores são:

• Influência da Temperatura (o aumento ou a diminuição da quantidade de calor a que submetemos a reação);

• Influência da concentração dos reagentes (o aumento ou a diminuição da quantidade dos participantes da reação);

• Influência da pressão (o aumento ou a diminuição da pressão da força exercida sobre um ponto);

• Influência da superfície de contato (o aumento ou a diminuição da área de contato entre os reagentes pode modificar a velocidade da reação);

• Influência da natureza dos reagentes (a maior ou menor presença de ligações a serem rompidas durante uma reação);

• Influência da luz (o aumento ou diminuição da intensidade da luz ou, talvez, até a sua ausência pode modificar a velocidade);

• Influência da eletricidade (a presença da corrente elétrica pode modificar a velocidade);

• Influência dos catalisadores (a presença de um catalisador diminui a energia de ativação e, consequentemente, aumenta a velocidade de uma reação).

Confira os textos dispostos logo mais abaixo e amplie seus conhecimentos sobre o assunto!

Publicado por Diogo Lopes Dias

Artigos de Cinética Química

A energia de ativação nas reações do cotidiano
Descubra de onde vem a energia de ativação que inicia várias reações, como acender o fósforo, isqueiro, gás de cozinha, inflar os airbags e a explosão das balas de armas.
Análise Gráfica da Velocidade das Reações
Veja um estudo de como é realizada a análise gráfica da velocidade das reações e passe a compreender melhor os gráficos usados na Cinética Química.
Autocatálise
Entenda como se processam as reações em que ocorre a autocatálise, na qual as substâncias que atuam como catalisadores são os próprios produtos.
Cálculo da Velocidade Média de uma Reação
Aprenda a calcular a velocidade média de uma reação química em relação à variação da quantidade de reagentes ou de produtos e também a velocidade média global.
Catalisadores
Saiba sobre a descoberta dos aceleradores de reações.
Catálise
Catálise, Catalisador, velocidade de uma reação, Catálise homogênea, Catálise heterogênea, sistema monofásico, sistema difásico, reações que acontecem na presença de catalisadores, composição química, reagentes.
Catálise Heterogênea
Aprenda o conceito de catálise heterogênea e veja também exemplos de sua utilização em nosso cotidiano, incluindo as reações que ocorrem nos catalisadores automotivos.
Catálise Homogênea
Conheça o processo de catálise homogênea, no qual o catalisador forma um sistema de uma única fase com os reagentes.
Cinética Química
Cinética Química, Reações Químicas, a função dos catalisadores, velocidade das reações, influência da pressão, influência da temperatura, superfície de contato, concentração dos reagentes.
Cinética Química: introdução ao estudo da velocidade das reações
Conheça o objeto de estudo da Cinética Química e a sua importância para a indústria e para o nosso cotidiano.
Condições para a ocorrência de reações químicas
Entenda quais são os fatores que influenciam a ocorrência de reações químicas e como isso interfere na velocidade de cada uma.
Energia de Ativação e Complexo Ativado
Estudo do conceito de energia de ativação em cinética química, condição indispensável para a formação do complexo ativado e ocorrência da reação.
Expressão da velocidade de uma reação química
Conheça todas as regras utilizadas para a determinação da expressão da velocidade de uma reação química.
Fatores que alteram a velocidade das reações químicas
Clique aqui, saiba quais são os fatores que alteram a velocidade das reações químicas e entenda por que esses fatores são importantes.
Influência da Concentração na Velocidade das Reações
Entenda por que quando se aumenta a concentração dos reagentes isso resulta em uma maior velocidade na maioria das reações químicas.
Influência da pressão na velocidade das reações
Veja qual é a influência da pressão na velocidade das reações químicas que envolvem gases.
Influência da superfície de contato na velocidade das reações
Quanto maior a superfície de contato entre os reagentes, mais rapidamente ocorre a reação química.
Influência dos catalisadores na velocidade das reações
Entenda por que a presença de um catalisador acelera a velocidade com a qual se processa uma reação química e a sua ligação com a energia de ativação.
Inibidores e venenos de catalisador
Entenda qual é a ação dos inibidores e dos venenos de catalisadores ou anticatalisadores, muito presentes em reações feitas nas indústrias.
Lei da Velocidade para uma Reação
Entenda o que diz a lei da velocidade das reações estudada em cinética química e veja como a velocidade de uma reação é proporcional à concentração dos reagentes.
Molecularidade
Entenda o que é a molecularidade de uma reação elementar e como ela se relaciona com a ordem de uma reação e com seus coeficientes.
Ordem de uma Reação
Entenda do que se trata a ordem de uma reação, que é determinada pelos expoentes (obtidos experimentalmente) das concentrações dos reagentes na lei da velocidade.
Reação rápida ou lenta?
Fatores que influem na velocidade das reações
Reações Catalíticas e a Camada de Ozônio
Reações Catalíticas, Camada de Ozônio, raios ultravioletas emitidos pelo Sol, gases clorofluorcarbonetos, embalagens de aerossóis, fotólise, catálise, efeito estufa, incidência do câncer de pele.
Temperatura e velocidade das reações
Descubra por que o aumento da temperatura ocasiona um consequente aumento na velocidade com que se processam as reações químicas.
Teoria das Colisões
Segundo a teoria das colisões, para que se forme o complexo ativado e a reação ocorra, deve haver colisões efetivas entre as partículas dos reagentes.
Tópicos fundamentais sobre Cinética Química
Clique e tenha acesso aos tópicos fundamentais sobre Cinética Química que mais são abordados nos vestibulares e no Enem.
Velocidade das reações químicas
Faça uma introdução ao estudo da Cinética Química por meio deste artigo sobre a velocidade das reações químicas.
Velocidade instantânea em uma reação química
Aprenda a calcular a velocidade instantânea, que corresponde à velocidade da reação num intervalo de tempo muito pequeno.