Você está aqui
  2. Química
  3. Físico-Química
  4. Cinética Química

Cinética Química

A Cinética Química estuda as condições e os fatores que podem alterar a velocidade das reações químicas.

A Cinética Química é o ramo da Físico-química que estuda a velocidade em que uma reação química ocorre. Uma das formas que a Cinética Química utiliza para calcular a velocidade de qualquer participante de uma reação é por meio da fórmula abaixo:

v = Δn

ou

v = Δ[]
     Δt

• v = velocidade da reação;

• Δn = variação do número de mols do participante;

• Δ[] = variação da concentração molar (molaridade) do participante;

• Δt = variação do tempo.

Considere a equação a seguir:

aA + bB → cC + dD

Com a expressão acima, podemos calcular as velocidades de consumo dos reagentes A e B ou as velocidades de formação dos produtos C e D, o que pode ser feito, por exemplo, em relação ao participante C:

vC = ΔnC
       Δt

Se quisermos calcular a velocidade de toda a reação (vr), é necessário dividir a velocidade de um dos participantes pelo seu coeficiente estequiométrico da seguinte forma:

vr = vC
       c

Outra forma de calcular a velocidade de uma reação é por meio da lei da velocidade de Guldberg e Waage, que leva em consideração apenas as concentrações molares ([ ]) e a ordem dos reagentes. Ela é enunciada da seguinte forma:

v = K [A]x.[B]y

Quando trabalhamos com a Cinética Química, devemos saber que o seu estudo envolve algumas ramificações importantes, tais como:

Os fatores determinantes para a ocorrência de uma reação química são aqueles que são fundamentais para que ela aconteça, a saber:

• Afinidade entre os reagentes (capacidade de combinação química entre os átomos dos reagentes);

• Contato entre os reagentes (os reagentes devem encontrar-se fisicamente para que a reação aconteça).

Esses fatores determinantes dependem ainda de outros fatores acessórios, que estão relacionados diretamente com a velocidade em que a reação é processada. Assim, esses fatores acessórios é que determinam se uma certa reação química será rápida, lenta ou instantânea. Eles são:

• Teoria da colisão (estuda a orientação em que ocorrem os choques entre as moléculas reagentes);

• Energia de ativação (é a energia necessária para a formação do complexo ativado);

• Complexo ativado (é o composto intermediário formado entre os reagentes e produtos).

Uma vez conhecida a característica cinética de uma reação química (lenta, rápida ou instantânea), podemos modificar essa característica por meio dos fatores que afetam a velocidade de uma reação, ou seja, podemos fazer, por exemplo, que uma reação lenta seja processada de forma mais rápida. Esses fatores são:

• Influência da Temperatura (o aumento ou a diminuição da quantidade de calor a que submetemos a reação);

• Influência da concentração dos reagentes (o aumento ou a diminuição da quantidade dos participantes da reação);

• Influência da pressão (o aumento ou a diminuição da pressão da força exercida sobre um ponto);

• Influência da superfície de contato (o aumento ou a diminuição da área de contato entre os reagentes pode modificar a velocidade da reação);

• Influência da natureza dos reagentes (a maior ou menor presença de ligações a serem rompidas durante uma reação);

• Influência da luz (o aumento ou diminuição da intensidade da luz ou, talvez, até a sua ausência pode modificar a velocidade);

• Influência da eletricidade (a presença da corrente elétrica pode modificar a velocidade);

• Influência dos catalisadores (a presença de um catalisador diminui a energia de ativação e, consequentemente, aumenta a velocidade de uma reação).

Confira os textos dispostos logo mais abaixo e amplie seus conhecimentos sobre o assunto!

A combustão da madeira cortada é mais rápida