Whatsapp icon Whatsapp

Classificação dos Polímeros

Os polímeros correspondem ao agrupamento de monômeros que ao se ligarem formam macromoléculas. A reação que forma os polímeros é chamada de polimerização.

Os polímeros estão divididos em dois grupos diferentes, denominados polímeros de adição e condensação.

Polímeros de adição: formados a partir de um único monômero, através de uma reação de adição. As substâncias usadas na geração de polímeros manifestam de forma obrigatória uma ligação dupla entre os carbonos. Ao momento que ocorre a polimerização, acontece a quebra da ligação  π e também a geração de duas novas ligações simples.


Polímeros de condensação: são gerados pela reação entre dois monômeros diferentes através de uma reação de condensação. Nessa reação ocorre a eliminação de outra molécula, geralmente a água. Nessa modalidade de polimerização, os monômeros não necessitam demonstrar ligações duplas por meio dos carbonos, no entanto, é extremamente necessária a presença de dois tipos de grupos funcionais distintos.
 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Publicado por Líria Alves de Souza

Artigos Relacionados

Como se formam os polímeros?
Visão dos polímeros como peças de um quebra-cabeça.
Epóxidos
Polímeros Epóxidos, derivados de poliéteres, reação do bis-fenol com epóxi, éter cíclico, cola do tipo epóxi, mistura de poliamida e resina epóxi, fibras de carbono, polímeros sintéticos, composites, fibras de grafite.
Propriedades dos compostos orgânicos
Composição dos elementos orgânicos, compostos orgânicos, ligações covalentes, oxigênio, hidrogênio, nitrogênio, fósforo, enxofre, halogênios, Tetravalente, Monovalente, Bivalente, Trivalente, Carbono, valências, heteroátomos.
video icon
Escrito"Sociedade do consumo" sobre uma imagem de várias pessoas reunidas com várias sacolas de compras como representação da Sociedade do consumo.
Sociologia
Sociedade do consumo
Uma sociedade formada principalmente por consumidores pode ter consequências profundas na forma de viver da humanidade. Veja esse e outros aspectos da sociedade do consumo.