Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Química
  3. Combustíveis
  4. Classificação da Gasolina

Classificação da Gasolina

Quem possui automóvel entende bem deste assunto, quem nunca abasteceu seu carro com combustível adulterado? Se isso ainda não ocorreu com você pode se sentir um privilegiado, o resultado desta violação não é dos melhores, o carro não funciona do mesmo modo e pode apresentar problemas. O motor fica pesado, começa a falhar, além de correr o risco de fundir.

Daí pode se concluir que não existe apenas um tipo de gasolina, e é justamente para fiscalizar estas adulterações que existe o Controle de qualidade. Por este e outros problemas se faz importante conhecer a variedade de gasolinas existentes no mercado:

Antes de tudo uma definição: A gasolina é uma mistura de hidrocarbonetos obtidos do petróleo bruto através da destilação.

A gasolina se classifica de acordo com seu Índice de Octano, mas do que se trata este índice? Do número de octanos (C8H18) presentes em um combustível, que iremos representar pela sigla NO.
Existem vários tipos de gasolina no mercado, elas podem se classificar de acordo com o número de octanos:

1. Gasolina amarela: tipo A, NO = 73;

2. Gasolina azul: é a do tipo B com NO = 82;

3. Mistura de gasolina e álcool: se encontra entre as gasolinas adulteradas e possui NO = 76. Ela se classifica como Gasolina do tipo C.

4. Gasolina verde: este combustível somente é utilizado em aeronaves. NO = 110 – 130.

Para a gasolina ser considerada de qualidade ela precisa obedecer aos seguintes requisitos:

- alto poder calorífico;

- alta resistência à detonação;

- volatilidade média;

- ausência de impurezas.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Assuntos Relacionados