Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Química
  3. Química nuclear
  4. Classificação do lixo nuclear

Classificação do lixo nuclear

Lixo nuclear, também conhecido como lixo atômico, é proveniente das escórias radioativas produzidas durante o processo de fissão nuclear. Esse tipo de lixo é gerado nos reatores nucleares.

Rejeitos radioativos de alta periculosidade, como césio, estrôncio, iodo, criptônio e plutônio, são criados no reator nuclear e logo após descartados, ou melhor, armazenados. O lixo atômico não pode ser tratado como o lixo que você descarta em sua casa, ele abrange todo material que não pode ser reutilizado e que contém elementos radioativos.

O lixo nuclear tem um fim diferente do comum, ele é colocado em local isolado (de acordo com seu nível radioativo) e lá permanece em repouso até que passe a não emitir mais radiação. Só após esse período de recluso o lixo pode ser tratado como não reativo.

O lixo que sai do reator nuclear pode ser classificado de três maneiras, de acordo com o grau de nocividade do resíduo:

Resíduo de alto nível (HLW, de high level waste);
Resíduo de nível intermediário (ILW, intermediate level waste);
Resíduo de baixo nível (LLW, de low level waste).

De acordo com a classificação, o HLW é o mais nocivo de todos, por isso merece atenção especial em seu manuseio, veja em “Lixo nuclear no lugar certo”. https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/quimica/lixo-nuclear-no-lugar-certo.htm
Lixo nuclear: manter isolado
Lixo nuclear: manter isolado
Publicado por: Líria Alves de Souza

Assuntos Relacionados