Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Química
  3. Curiosidades Químicas
  4. Composição dos anéis de saturno

Composição dos anéis de saturno

Saturno, como todo planeta, apresenta suas particularidades, uma delas está nos anéis que adornam sua superfície, pelo menos são os únicos que podem ser vistos da Terra pelos astrônomos. Júpiter e Urano também possuem anéis, mas não são visíveis como no caso de Saturno.

As sondas espaciais Voyager 1 e 2 registraram a existência dos anéis, que pode ser explicada por duas teorias distintas:

A primeira delas afirma que os anéis são produto da colisão entre asteroides próximos ao planeta. Ao se chocarem eles teriam lançado rochas e poeira que se acumularam na forma de anéis em volta de saturno.

A segunda teoria defende que o aparecimento dos anéis se deu no momento da formação do próprio planeta. A poeira e nuvens de gases que compõem os anéis seriam provenientes das sobras de matéria oriundas da formação de saturno.

Independente da origem dos anéis de saturno, uma coisa é certa, eles encantam a astronomia pela beleza da matéria gélida e brilhante que os compõe, tal adorno dá ao planeta um destaque maior frente aos outros componentes do sistema solar.

Por Líria Alves
Graduada em Química

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Publicado por: Líria Alves de Souza
Saturno: qual o diferencial desse planeta?
Saturno: qual o diferencial desse planeta?

Assuntos Relacionados