Composites

Os Composites são uma variedade de sólidos produzidos através da combinação de materiais já existentes, com o intuito de melhorar a resistência de inúmeros objetos.

Se combinarmos fibras de carbono e resina vamos obter um composite resistente a altas temperaturas, pressão, pancadas, etc. Pois é exatamente assim que se fabrica peças de aviação, como asas e fuselagem, por exemplo. A função da resina neste caso é manter as fibras unidas, estas por sua vez conferem resistência, impedem a deformação e amortecem as vibrações nos voos aéreos.

Para se ter uma ideia de como estes materiais podem ser úteis, os composites são usados para fabricar tacos de golfe, raquetes de tênis, skates, entre outros.

Os composites estão presentes até mesmo em nosso corpo, só com uma diferença: foram obtidos pela genuína obra da natureza. Os ossos são o que chamamos de composites naturais, eles são constituídos por fibras elásticas de colágeno revestidas de uma estrutura sólida de fosfato de cálcio.

Mas infelizmente em alguns casos eles não se apresentam muito resistentes, o que é comum em idosos. Daí surge a doença osteoporose, onde os ossos se tornam quebradiços devido à diminuição da quantidade de colágeno.

Em nossas casas também temos amostras de Composites, a cerâmica usada na fabricação de xícaras e pratos é um ótimo exemplo. As cerâmicas, quando enriquecidas com fibras de grafite, se tornam menos quebradiças e resistentes a altas temperaturas, o que nos permite levá-las ao fogo.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Os Composites são vastamente utilizados.
Os Composites são vastamente utilizados.
Publicado por: Líria Alves de Souza

Assuntos Relacionados