Compostos aromáticos tóxicos

Cuidado, composto orgânico tóxico!
Cuidado, composto orgânico tóxico!

Compostos aromáticos, também conhecidos como Hidrocarbonetos Aromáticos, possuem a cadeia carbônica fechada. O benzeno (C6H6) corresponde à estrutura mais simples dessa classe de compostos:

                   Benzeno

Praticamente todos os compostos aromáticos apresentam índices de toxidez, e esta se apresenta como uma das mais nocivas ao homem.

Os casos mais comuns de intoxicação por benzeno acontecem em Indústrias químicas que utilizam este composto em meio ao processo. Por exemplo, as Petroquímicas, indústrias de couro e vernizes, etc. Os operários que trabalham neste tipo de ambiente correm sérios riscos de se intoxicarem com benzeno.

O grande problema é que a vítima só percebe a presença de aromáticos em uma concentração acima de 12 ppm (0,04 g de benzeno por m3 de ar), quando o odor característico da substância é identificado pelo nosso olfato. Mas basta que esta quantidade seja de 1 ppm para as consequências serem notadas. Nesse caso, o paciente passa a apresentar o benzenismo: intoxicação crônica por longo período de exposição a concentrações baixas de aromáticos.

O benzenismo atinge o sistema nervoso central e a medula óssea. Sintomas da doença: em casos menos graves aparece com dores de cabeça, tontura, e, à medida que o quadro se agrava, surgem hemorragias, podendo ocasionar anemias (redução dos glóbulos vermelhos) e até leucemia (câncer de sangue).

A toxidez dos aromáticos é medida em DL50 (dose letal 50), que relaciona a quantidade de substância por quilo do peso da vítima. Sendo que a gravidade da intoxicação depende também da natureza do composto químico.

O benzopireno é um dos cancerígenos mais potentes, conheça sua fórmula estrutural:



Esse composto aromático pode ser liberado durante o preparo de churrascos, através da queima da carne. Está presente também na fumaça do cigarro, é o causador do câncer de pulmão em fumantes.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Assuntos Relacionados