Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Química
  3. Química Orgânica
  4. Compostos Orgânicos

Compostos Orgânicos

Os compostos orgânicos são aqueles formados pelo elemento carbono. Eles estão presentes em compostos naturais vegetais e animais e também em compostos sintéticos.

Publicado por: Jennifer Rocha Vargas Fogaça em Química Orgânica
Os compostos orgânicos estão presentes em organismos vegetais e animais, bem como em compostos artificiais ou sintéticos
Os compostos orgânicos estão presentes em organismos vegetais e animais, bem como em compostos artificiais ou sintéticos

Geralmente quando falamos em compostos orgânicos, vêm à mente de muitas pessoas os alimentos orgânicos vendidos em feiras, supermercados e muitas vezes mostrados em noticiários. Porém, nesses casos temos dois sentidos diferentes para o termo “orgânico”. Quando se fala em alimentos orgânicos, o intuito é aludir a vegetais que foram cultivados sem o uso de nenhum produto sintetizado em laboratório, como agrotóxicos, pesticidas, insumos artificiais, adubos químicos, drogas veterinárias, hormônios, antibióticos, organismos geneticamente modificados, radiação e aditivos químicos sintéticos, tais como corantes e aromatizantes.

Mas, mesmo os alimentos que não são considerados orgânicos nesse sentido mencionado, são constituídos de compostos orgânicos. Isso se dá porque eles podem ser definidos como substâncias formadas pelo elemento carbono. Os compostos inorgânicos são formados pelos demais elementos e por compostos do carbono que tenham origem mineral, como o carbonato de cálcio (CaCO3) presente no mármore, o diamante, a grafita, o monóxido de carbono (CO), entre outros.

Com exceção da água, a quase totalidade dos compostos formadores dos organismos animais e vegetais são compostos orgânicos. Por exemplo, em nosso organismo há mais de 60% em massa de compostos orgânicos. Alguns exemplos desses compostos naturais estão presentes na forma de: álcoois, açúcares, proteínas, lipídeos, vitaminas, enzimas, petróleos, óleos e gorduras. Isso é tão verdade que, inicialmente, o termo “orgânico” foi associado a compostos que somente podiam ser produzidos dentro dos organismos vivos.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Entretanto, esse conceito mudou quando se descobriu que existem sim muitos compostos orgânicos artificiais ou sintéticos, entre eles temos: plásticos, medicamentos, cosméticos, detergentes, produtos de limpeza, papéis, borrachas, tintas, produtos de higiene, pesticidas, fertilizantes agrícolas, fibras têxteis etc.

Realmente, hoje se sabe da existência de mais de 19 milhões de compostos orgânicos que além de tornar a nossa vida mais confortável, propiciam a própria existência e manutenção da vida no planeta. É bem verdade também que muitos compostos orgânicos podem trazer malefícios para a saúde, como as drogas, e até mesmo alguns são usados como armas químicas.

Por tudo isso, esses compostos mereceram uma seção separada em nosso site. Com os textos selecionados aqui você poderá conhecer melhor a composição deles, suas propriedades, formas de obtenção e aplicações no cotidiano.

Artigos de "Compostos Orgânicos"