Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Química
  3. Química Orgânica
  4. Compostos orgânicos voláteis

Compostos orgânicos voláteis

Compostos orgânicos voláteis, representados pela sigla VOC’s, são todos os compostos que possuem carbono na composição e temperatura de ebulição entre 50 e 260 ºC, como por exemplo, diclorometano (T. E. = 41 ºC).


Diclorometano: dois átomos de Cloro ligados a Carbono.

Os VOC’s são considerados poluentes perigosos, sendo que alguns deles são tóxicos e carcinogênicos. Portanto, a inalação destes compostos pode produzir efeitos adversos e diretos na saúde humana, principalmente a exposição em concentrações elevadas e por um longo período de tempo.

Quais as principais fontes de VOC’s? Estes compostos são liberados por materiais sintéticos usados em acabamentos de casas: aditivos de pintura, vernizes, solventes de tintas. Em materiais decorativos (revestimentos como carpetes e papéis de parede) e nos produtos de limpeza seca.

A concentração dos VOC’s fica mais intensa em ambientes fechados do que ao ar livre. A maioria das pessoas permanece grande parte do tempo em seus apartamentos, local de trabalho (escritórios), e escolas, todos estes locais são abafados e favorecem a inalação de grandes porcentagens destes poluentes.

VOC’s e danos à saúde - A exposição ao formaldeído (composto orgânico volátil) pode causar irritação nos olhos, nariz e garganta e ainda provocar náuseas, vertigens e redução da força física.

A análise de compostos orgânicos voláteis é de grande interesse no combate à poluição gasosa. Os VOC’s lançados na atmosfera pela queima de combustíveis fósseis (gasolina, diesel, querosene, etc.), são responsáveis pelo aparecimento da Smog (neblina de poluição).

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)


Smog: fumaça poluente


Daí a importância do uso de biocombustíveis: para diminuir a taxa destes poluentes.

Veja mais!

Polímeros e poluição

Tintas sintéticas liberam VOC’s.
Tintas sintéticas liberam VOC’s.
Publicado por: Líria Alves de Souza

Assuntos Relacionados