Copolímeros

Os copolímeros são polímeros de adição resultantes da “soma” de monômeros diferentes.

Esses monômeros apresentam estruturas variadas, pois podem ser de apenas dois, três ou mais tipos e pode haver também uma regularidade ou irregularidade da cadeia molecular do copolímero. Por exemplo, se as moléculas dos monômeros se alternarem regularmente, isso funcionará como a analogia abaixo, feita com as letras A e B, que representam dois monômeros genéricos que se unem para formar um copolímero:

... ? A ? B ? A ? B ? A ? B ? A ? B ? ...

Já se for irregular, teremos:

... ? A ? B ? B ? A ? A ? A ? B ? A ? ...

Os copolímeros mais importantes são o buna-S, o buna-N e o ABS, usados normalmente em borrachas de pneus. Vejamos as características e aplicações de cada um deles:

  • Buna-S

Esse copolímero recebe esse nome porque é formado a partir de dois monômeros diferentes; sendo que o primeiro é o eritreno, que na verdade tem a nomenclatura oficial de but-1,3-dieno – daí vem, portanto, o prefixo “bu”. O segundo monômero é o estireno (vinilbenzeno), que em inglês escreve-se styrene, por isso o “S” no final. Já o “na” vem do sódio (Na – do latim natrium), que atua como catalisador na reação de polimerização desse copolímero.

buna-S
↓                    ↓                   ↓
but-1,3-dieno   natrium  styrene
           eritreno             sódio          vinilbenzeno

Ele também é conhecido pelas siglas em inglês GRS (government rubber styrene) e SBR (styrene butadiene rubber), que querem dizer “borracha de estireno e butadieno”. A seguir temos sua reação de copolimerização:

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Copolimerização do buna-S

Esse polímero é muito usado em bandas de rodagem de pneus, solados, cabos de isolamento, entre outros.

  • Buna-N

A única diferença estrutural do buna-N para o buna-S é que, no lugar do estireno, o monômero utilizado na reação de copolimerização é o acrilonitrila. Desse modo, o “N” vem do grupo nitrilo.

Esse composto também recebe uma sigla em inglês que é NBR (nitrilo butadien rubber), que quer dizer que ele é uma borracha feita de but-1,3-dieno com o acrilonitrila, conforme pode ser visto a seguir:

Copolimerização do buna-N

O buna-N, também denominado perbunan, é bastante usado em mangueiras, revestimentos de tanques e válvulas que entram em contato com a gasolina e outros fluidos apolares.

O copolímero buna-N é usado em mangueiras de bombas de gasolina

  • ABS

São três os monômeros usados na copolimerização desse polímero: acrilonitrila, but-1,3-dieno e o estireno. Assim, seu nome é polímero acrilonitrila-butadieno-estireno:

ABS
↓                 ↓                ↓
Acrilonitrila  But-1,3-dieno  Styrene

Veja sua reação de copolimerização:

Copolimerização do ABS

Com o ABS se fabricam brinquedos, componentes de geladeira, painéis de automóveis, telefones, invólucros de aparelhos elétricos e embalagens.

O buna-N e o buna-S são copolímeros empregados na fabricação de pneus de automóveis
O buna-N e o buna-S são copolímeros empregados na fabricação de pneus de automóveis
Publicado por: Jennifer Rocha Vargas Fogaça

Assuntos Relacionados