Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Química
  3. Combustíveis
  4. Densidade do petróleo

Densidade do petróleo

Como o petróleo refinado é classificado?
Como o petróleo refinado é classificado?

O petróleo dificilmente perderá seu posto de combustível mundial. Além de ser predominante no setor de transportes, é ainda o maior responsável pela geração de energia elétrica em diversos países (usinas termelétricas).

O Grau API é uma escala hidrométrica criada pelo American Petroleum Institute (API), ela é utilizada para medir a densidade relativa de óleos e derivados, e como o petróleo se trata de um óleo viscoso, podemos usá-la para classificá-lo. A escala API é medida em graus e permite definir o petróleo como:

Petróleo leve: Possui ºAPI maior que 30, constituído basicamente por alcanos, e uma porcentagem de 15 a 25% de cicloalcanos.

Petróleo médio: Grau ºAPI de 22 a 30. Além de alcanos, contém de 25 a 30% de hidrocarbonetos aromáticos.

Petróleo pesado: Possui ºAPI menor que 22 e é composto só de hidrocarbonetos aromáticos.

Petróleo extrapesado: Possui ºAPI menor que 10, é constituído de hidrocarbonetos de cadeia longa (superior ao pentano).

Quanto maior o grau API, maior o valor do produto no mercado. O API é maior quando o petróleo é mais leve, como por exemplo, o petróleo classificado como médio é mais caro que o pesado.

Por que é importante classificar o petróleo na escala API?
Quando a medida de API é feita na plataforma antes de refinar o petróleo, permite verificar se o petróleo é pesado, extrapesado, etc. Se for constatado que se trata de um petróleo extrapesado, é preciso então investir na exploração das jazidas, com novas tecnologias e aparelhagem apropriada (bombas de sucção altamente potentes) para extrair o óleo de viscosidade elevada.

Veja mais!

Petróleo de alta densidade 

Extração de petróleo

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Assuntos Relacionados