Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Química
  3. Química Orgânica
  4. Polímeros
  5. Descoberta dos polímeros

Descoberta dos polímeros

Os bambolês são constituídos de polietileno.
Os bambolês são constituídos de polietileno.

Polímeros são pequenas moléculas denominadas monômeros que se ligam para formar macromoléculas. A reação que forma os polímeros é chamada de polimerização, mas quando ela foi descoberta? Confira!

O primeiro polímero a ser sintetizado em laboratório foi o polietileno, no ano de 1934, em uma indústria na Inglaterra, mas esse polímero só ficou conhecido anos depois durante a Segunda Guerra Mundial. Nessa época desempenhou um importante papel: como isolante elétrico de radares militares.

O polietileno foi ganhando novas formas e, no ano de 1950, Karl Ziegler utilizou da química orgânica para fabricar um polietileno mais rígido e de alta densidade, foi a partir daí que surgiram as garrafas plásticas. O material era tão resistente (duro) que serviu para dar forma a um dos primeiros brinquedos: o bambolê. E foi justamente com essa utilização que o polietileno de alta densidade surgiu no mercado.

O polietileno de baixa densidade (mais mole) não ficou inutilizado, ainda é usado nos dias de hoje para se obter as sacolas plásticas que servem para guardar lixo e compras.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Assuntos Relacionados