Dissolução fracionada

A dissolução fracionada é um método inicial de separação dos componentes de uma mistura que necessita de um ou mais métodos complementares, como a destilação.

A dissolução fracionada é um método de separação de misturas muito utilizado em práticas laboratoriais cuja principal característica é a diferença de solubilidade dos diversos materiais em um determinado solvente.

Assim, de uma forma geral, a dissolução fracionada é utilizada em uma mistura formada por sólidos, ou por um sólido e um líquido, em que um de seus componentes (sólido ou líquido) é solúvel em determinado solvente.

Por exemplo, a uma mistura formada por areia e cloreto de sódio (NaCl) podemos adicionar água (o solvente) porque sabemos que o cloreto de sódio é solúvel em água, mas a areia, não. Como apenas o cloreto de sódio dissolve-se em água, dizemos que ocorreu uma dissolução fracionada.

A dissolução fracionada pode ser utilizada em uma mistura formada por areia e NaCl
A dissolução fracionada pode ser utilizada em uma mistura formada por areia e NaCl

Vale ressaltar que a dissolução fracionada não é um método de separação de misturas conclusivo, ou seja, ela não pode ser a única alternativa para a separação dos componentes de uma mistura, pois requer, obrigatoriamente, mais métodos para complementar a separação. Dessa forma, a dissolução fracionada é escolhida, por exemplo, para iniciar o processo de separação de uma mistura.

Alguns métodos mais comuns e complementares à dissolução fracionada são:

Exemplo de aplicação da dissolução fracionada

Suponha que uma certa quantidade de nitrato de sódio (NaNO3), um sal inorgânico, tenha sido misturada acidentalmente a óleo vegetal (utilizado para cozinhar). Sabe-se que o nitrato não é solúvel em óleo vegetal, logo, forma-se uma mistura heterogênea, composta por uma fase líquida (óleo) e uma fase sólida (nitrato).

Para realizar a separação dessa mistura, são necessárias as seguintes etapas:

1a Etapa: Dissolução fracionada

Inicialmente, devemos adicionar água à mistura. Como apenas o nitrato de sódio é solúvel em água, ocorre a dissolução do sal, mas não a do óleo. Ao término dessa etapa, é obtida ainda uma mistura heterogênea, porém, composta por duas fases líquidas – uma delas é o óleo e a outra é a mistura de água e bicarbonato.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Dissolução fracionada da mistura formada por óleo e nitrato
Dissolução fracionada da mistura formada por óleo e nitrato

2a Etapa: Decantação com funil de bromo

Após a dissolução fracionada, uma mistura heterogênea é obtida, formada por duas fases líquidas – a superior é o óleo, por ter menor densidade, e a inferior é a água com o sal, por ter maior densidade.

Para uma mistura com essa característica, o ideal é a utilização do funil de bromo:

Funil de bromo utilizado para separar misturas de líquidos imiscíveis
Funil de bromo utilizado para separar misturas de líquidos imiscíveis

O funil de bromo é um equipamento de vidro que apresenta uma válvula na região inferior do tubo. Quando essa válvula é aberta, o líquido de maior densidade cai no recipiente posicionado abaixo do funil.

Representação da separação de misturas por meio do funil de bromo
Representação da separação de misturas por meio do funil de bromo

O fechamento da válvula ocorre quando todo o líquido mais denso é recolhido no recipiente coletor. Ao final dessa etapa, obtêm-se a mistura (água e sal) no recipiente e o óleo no funil, ou seja, o óleo foi separado.

3a Etapa: Destilação simples

Para finalizar a separação e obter o nitrato de sódio, deve-se fazer uma destilação simples com a mistura formada por água e nitrato, pois trata-se de uma mistura homogênea que apresenta um sólido dissolvido no líquido.

Conjunto de equipamentos necessários para a destilação simples
Conjunto de equipamentos necessários para a destilação simples

Quando a mistura (água e nitrato) é aquecida no balão de destilação, a água sofre vaporização e o seu vapor adentra o condensador, sofre condensação e retorna, assim, ao estado líquido para ser recolhida, então, no erlenmeyer. Já o nitrato fica retido no interior do balão.

O açúcar pode ser separado de outro componente sólido por dissolução fracionada
O açúcar pode ser separado de outro componente sólido por dissolução fracionada
Publicado por: Diogo Lopes Dias
Artigo relacionado
Teste agora seus conhecimentos com os exercícios deste texto

Assuntos Relacionados